18o Conferência internacional de treinamento portuário
Setúbal- Portugal 8-11 maio 2005
Resultados e conclusões da conferência
Padrões, treinamento e condições de trabalho
Padrões, treinamento e condições de trabalho
Muito provável, as similaridades em sistemas operacionais e administrativos aplicado pelo transporte mundial e por operadores determinam e conduzem as similaridades nos programas de treinamento no mundo inteiro.
Apesar disto, estes programas não serão independentes mais sim ligados as empresas de transporte e nas indústrias logísticas.
As sociedades de classificação tornam envolvidas na certificação do transporte aos padrões aprovados e ajustados por estas sociedades.
A concorrência crescente e a influência de remetentes globais, as linhas de transporte e os operadores de terminais podem negativamente afetar o trabalho e condições salurares dos trabalhadores portuários.
Em alguns casos isto pode conduzir ao desenvolvimento nos portos da conveniência para as razões comparáveis aos fenômenos das bandeiras de conveniência.
Neste contexto é essencial que educação e a formação dos trabalhadores portuarios não devem somente se apegar com atenção aos aspectos da manipulação da carga mas igualmente às edições mais complexas tais como a globalização, a modernização e a reforma portuaria .
A indústria portuaria no mundo fêz um esforço especial para realizar a execução do código dos ISPS em 1 julho 2005(ISPS CODE).
Muitos problemas foram encontrados e muitos têm que ser superados ainda.
A data acima deve ser visto como um ponto de partida com o propósito de melhorar progressivamente os métodos de execução para fixar um contrapeso entre a segurança ao fluxo livre do comércio.
Os fornecedores do treinamento encontraram um rentável mercado para treinar os trabalhadores de acordo com as provisões do código.
O programa de segurança internacional espera terminar a promoção da segurança marítima, melhoria de sistemas de uma comunicação e a cooperação, a partilha e o alinhamento da segurança marítima, a compreensão para assegurar uma interpretação melhor do ISPS Code.
Desenvolvimentos nos Americas
Por causa da relevância e da importância do treinamento portuário e do papel dos operadores de terminais nas Americas mais a ação dinâmica é exigida entre o governo e o setor privado da região.
A colaboração e a cooperação eficazes devem ser reforçadas entre países ecom as organizações internacionais relacionou-se ao desenvolvimento nos portos , para assegurar a optimização no uso do ser humano e recursos necessários para a demanda crescente da indústria portuária, particular em países da América Central e sul.
Treinamento portuário nos países membros novos da UE
As indústrias portuárias dos dez países novos do Estado-Membro do A União Europeia está enfrentando desafios novos e a competição aumentada.
Muitos destes países incentivam o treinamento portuário no nível nacional. Um estudo preparado especialmente para esta conferência revelou que estes países poderiam ter tirado proveito do auxílio para desenvolver um treinamento mais sistemático e antenado nas necessidades de suas indústrias do transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário