OTOTOXICIDADE E ACIDENTES
Considerando que o ouvido tem funções relacionadas ao equilíbrio (área vestibular), alguns trabalhadores expostos a ruído ou à exposição combinada de agentes químicos e ruídos, tornam-se suscetíveis tambem a ACIDENTES DE TRABALHO.
Estudos realizados em humanos comprovaram que o Xileno, o Tricloroetileno e o Estireno afetam de alguma forma o Sistema Vestibular, ou seja, as funções do ouvido relativas ao equilíbrio. Os trabalhadores a eles expostos apresentaram sintomas como: vertigem, incoordenação, prejuízo do equilíbrio, tontura, entre outros. Já o Tolueno, o Dissulfeto de Carbono, e o Estireno acometem o Sistema Nervoso Central. Nos estudos citados neste trabalho o Estireno é o único solvente que acomete tanto o Sistema Nervoso Central quanto o Sistema Vestibular. Os efeitos destas substâncias podem ser desastrosos, principalmente se pensarmos nos riscos de acidentes em trabalhos de altura
AUDIOMETRIAS
Várias partes do sistema auditivo parecem desenvolver lesões em decorrência da exposição aos químicos industriais. Esta variabilidade na topografia da lesão implica que avaliação realizada exclusivamente através de audiometria tonal e aferição dos limiares tonais pode ser inadequada. Além do mais, desordens relacionadas a exposição a solventes podem representar um comprometimento maior da audição do que aquela causada pelo ruído ou aquela verificada através da audiometria tonal, por lesarem as vias auditivas centrais, levando a um comprometimento na discriminação das palavras e do equilíbrio. Isso pode causar confusão durante instruções em caso de acidentes ou em situações de resgate.
“O maios obstáculo para a descoberta não é a ignorância – é a ilusão do conhecimento” (Daniel J Boorstin)
O modus operandi nos Portos de mhcs -mobile harbour cranes
Principalmente durante das operações de descarga de contêineres e no embarque de projetos industriais e carga geral dos navios, tendo em vista que a concentração de caminhões e empilhadeiras no costado dos navios é muito maior devido à necessidade de transportá-los para os terminais que ficam fora da zona primária.
Tal apontamento causa dúvidas; entretanto, nos navios onde são utilizados guindastes de cais ( mobile harbour cranes) para embarque de contêineres ,carga geral e pás eólicas podemos observar que estes guindastes, como estão posicionados próximos aos costados dos navios, mesmo com o escapamento direcionado para cima, o que ajuda na dispersão da fumaça, mesmo assim, praticamente toda fumaça acaba indo para bordo dos navios.
As propriedades físicas do monóxido de carbono são: gás incolor, inodoro, insípido
Dados são coletados numa tentativa de entender o complexo mundo ao redor de nós.
Entretanto, uma vez que os dados são adquiridos, algumas pessoas se precipitam para concluir que elas agora tem o conhecimento. Esta suposição de conhecimento é geralmente uma ilusão que obscurece a verdade. Dados brutos geralmente requerem uma interpretação hábil de maneira a desvelar o seu verdadeiro significado. Aqueles que usam dados devem empregar uma analise cuidadosa a fim de evitar simples generalizações, suposições comuns e conclusões favoráveis ao seu próprio ponto de vista.
Analisando-se as estatísticas da Previdência Social, podemos verificar que aumentou consideravelmente as doenças relacionadas com os fatores de risco ergonômicos. É o caso das doenças do sistema osteomuscular, que abrangem todas as lesões causadas por esforços repetitivos (DORT/LER). Nessas doenças o aumento do registro chegou a 588%.
Para os transtornos mentais graves(esquizofrenia), inclusive devido ao uso de drogas e álcool, e que podem ter uma relação com os fatores de risco ergonômico, houve um acréscimo de 2.094%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário