14 de jul. de 2014

SEMINÁRIO - POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR PORTUÁRIO




A Secretaria de Portos da Presidência da Republica, dentro de sua ação de fomento a ampla capacitação e qualificação do Setor Portuário Nacional, promove, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Treinamento Portuário da Antuérpia - APEC, um programa de treinamento de professores brasileiros, denominado "treinamento de treinadores".

A primeira parte do programa de capacitação foi realizada nas instalações do Centro de Capacitação do Porto da Antuérpia - APEC, no período de 22 a 30 de abril, envolvendo 15 profissionais : três  Gestores em Educação, que terão a tarefa de discutir o conjunto de cursos a serem configurados no Brasil, para os Trabalhadores Portuários Avulsos - TPAs, na sequência da ação de Cooperação; e doze técnicos, já envolvidos com a capacitação dos TPAs, que serão treinados para multiplicar os conhecimentos adquiridos.

Neste sentido, e dando continuidade ao Programa de Qualificação, Capacitação e Certificação do Trabalhador Portuário Avulso, a SEP/PR, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE convidam para o Seminário conforme programação abaixo:

Data do Seminário: 23 e 24 de julho de 2014

Local: IFES Campus Cariacica - Cariacica/ES
Realização: SEP/PR e  MTE
Apoio: IFES Campus Cariacica, CODESA, OGMO-ES, DPC/MB, SEST/SENAT,
FNE, FNP e FENCCOVIB,Intersindical da Orla Portuária do ES, FENOP e  SINDIOPES.


PROGRAMAÇÃO

DIA: 23/07/14

14h às 14h50 - Abertura

Instituto Federal do Espírito Santo - IFES/Campus Cariacica;
Ministério do Trabalho e Emprego - MTE;
Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil - DPC/MB;
Federação Nacional dos Operadores Portuários - FENOP;
Federação Nacional dos Estivadores - FNE;
Federação Nacional dos Portuários - FNP;
Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga,
Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de
navios nas atividades portuárias - FENCCOVIB;
Secretaria de Portos - SEP/PR.

14h50 às 15h30 - Palestra - Acordo de Cooperação Técnica SEP/PR com o Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia - APEC- Palestrante: Representante da SEP.

15h30 às 16h00 - Debate

16h00 às 16h15 - Intervalo para café

16h15 às 17h15 - Palestra - Formação de Formadores - A experiência dos trabalhadores/formadores brasileiros em Antuérpia. Palestrantes: representantes que participaram da viagem.

Contextualização - Relato da experiência dos trabalhadores portuários que participaram do Seminário Formação de Formadores, em Antuérpia. Descrição do aprendizado e de como o conteúdo pode ser aplicado na formação dos trabalhadores no Brasil - Visão Pedagógica, Operacional e dos Conteúdos Formativos por um representante de cada grupo.

17h15 às 18h00 - Debate e Conclusões dos Trabalhos do dia.



DIA: 24/04/14


09h00 às 09h50 - Palestras:


Palestra 1 - A Demanda por Profissionais Qualificados para Operar Grandes Projetos Portuários. Palestrante: Representante do Porto Central.


Contextualização - A multiplicidade de profissionais exigidos para o funcionamento de mega estrutura portuária, seja na gestão ou operação, envolvendo a movimentação de cargas no cais, áreas de armazenamento e nas indústrias sediadas na área portuária. Quais os perfis ocupacionais e habilidades que serão exigidos dos profissionais nos portos? Quais as serão
as novas demandas formativas, já que estarão, todos, inseridos dentro de uma área portuária e sob a influência desta atividade que é aberta para o mundo?


Palestra 2 - A Demanda por Trabalhadores Qualificados para o Complexo Portuário Capixaba. Palestrante: Representante do SINDIOPES.


Contextualização - Análise das tendências e da necessidade de trabalhadores qualificados que resultarão do processo de modernização e aprimoramento das instalações portuárias capixabas.

09h50 às 10h15 - Debate

10h15 às 10h30 - Intervalo para café


10h30 às 11h00 - Palestra - A Utilização de Simuladores no Treinamento de Trabalhadores Portuários. Palestrante: Representante da UCL.


Contextualização - Apresentação do desenvolvimento e adequação de simuladores para serem utilizados na formação de trabalhadores portuários operadores de equipamentos. Os modernos equipamentos e a velocidade de movimentação de cargas exigem que o trabalhador tenha um treinamento mais aprofundado, antes de operar a movimentação de cargas em situação real.

11h00 às 11h30 - Debate

12h00 às 14h00 - Intervalo para almoço

14h00 às 14h40 - Palestra - O Ensino a Distância como Ferramenta para a Formação do Trabalhador Portuário. Palestrante: Prof. Dra. Edna dos Reis.
Diretora Geral do Campus Avançado de Viana/ES.

Contextualização - Ao se pretender multiplicar os conhecimentos e atender os trabalhadores em diferentes portos e dentro das suas necessidades de conhecimentos e disponibilidade de tempo, adequando-se à sazonalidade e horários de trabalho dos portuários, para tanto, é necessária a utilização da tecnologia de ensino a distância, como ferramenta básica para a formação de trabalhadores em diferentes portos.

14h40 às 15h00 - Debate


15h00 às 16h00 - Palestra - A Estruturação de um Centro Vocacional Tecnológico - CVT como Órgão Executor das Demandas do Fórum Estadual de Formação do Trabalhador Portuário. Palestrante - Representante do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Contextualização - Os Fóruns Locais de discussão e formulação de políticas de formação, qualificação e certificação profissional dos trabalhadores portuários, previstos na legislação, dependerão de uma estrutura administrativa e executiva que dê encaminhamento às demandas formativas, congregando ações e políticas, articulando-as com as vocações locais e,
dessa forma, gerir o processo de formação do trabalhador, localmente.

16h00 às 16h30 - Debate

16h30 às 16h45 - Intervalo para café


16h45 às 17h45 - Palestra - A Formação do Trabalhador Portuário e o Processo de Certificação Profissional no Âmbito da Rede CERTIFIC. Palestrante - Representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - MEC.


Contextualização - Como a certificação profissional e o reconhecimento formal de saberes, conhecimentos e competências profissionais necessários ou requeridos para o exercício profissional de portuários, obtidos a partir de experiência de vida, de educação e de trabalho, poderão ser inseridos na Rede CERTIFIC.

17h45 às 18h00 - Debate

18h00 - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário