16 de ago. de 2015

O Dano ao Porto de Tianjin

O porto de Tianjin é o maior porto no norte da China e a principal porta de entrada marítima para Pequim. Está localizado na costa oeste da Baía de Bohai, na região central do estuário do rio Haihe, 170 km a sudeste de Pequim e 60 km a leste da cidade de Tianjin. 
É o maior porto artificial na China continental, possuindo 121 kmª de extensão, com mais de 31,9 km de cais  alem mar e cerca de 151 berços de atracação , 5 são para movimentação de soja .Possui linhas diretas com mais de 600 portos em 180 países  é servido por mais de 115 linhas de transporte de contêineres. Sua capacidade ainda está sob forte expansão, manuseou 500 milhões de toneladas de carga e 13 milhões de TEUs de contêineres em 2013 e o quarto maior porto do mundo em tonelagem rendimento e a nona em transbordo de container.
A área entre os dois lados do "braço" criado são áreas industriais , as mercadorias saem da linha de montagem e caem nos containers já avistando seu navio  .
Passa de cem o número de vítimas da série de explosões que ocorreram na quarta-feira (12)em Tianjin, na China .As autoridades chinesas ordenaram a evacuação de todos os moradores em um raio de três quilômetros do epicentro das explosões  em um armazém do porto da cidade, em meio a temores de uma possível contaminação química.
A ordem foi ditada depois que forças militares especializadas em produtos químicos entraram neste sábado no local exato das explosões com o objetivo de encontrar possíveis sobreviventes e investigar as causas da tragédia.
O acidente   destrui milhares de carros
Fabricantes estão contabilizando os prejuízos após duas explosões em Tianjin, a cidade portuária é a maior porta de entrada de veículos importados do país, que é o maior mercaso automotivo do mundo.
Segundo dados da agência estatal Xinhua, cerca de 40% dos automóveis vindos de fora do país passam pelo porto.
A Renault afirmou que cerca de 1,5 mil carros que estavam guardados no local foram queimados. A Subaru disse que 100 unidades, que aguardavam liberação, tiveram os vidros destruídos, mesmo a cerca de 2 km do centro das explosões.
A Volkswagen confirmou que modelos importados foram danificados, mas ainda não sabe precisar quantos. Ford, Nissan e Toyota também relataram que estão verificando os veículos que estavam próximos ao porto. Hyundai e Kia afirmaram que aproximadamente 4 mil carros estavam no local, mas ainda não sabem a extensão do prejuízo.
A BMW explicou que desconhece a situação de seus 2 centros de distribuição no porto porque as autoridades chinesas fecharam a área. A japonesa Mazda confirmou que 50 veículos foram danificados.
Destruição
As equipes de  de bombeiros seguem em trabalho intenso para conter o incêndio que ainda atinge um terminal de contêineres com produtos inflamáveis. Mais de mil homens foram mobilizados para conter as chamas.


Todos os contêineres no cais estão destruídos levara tempo para uma estimativa correta dos danos tanto ambientais quanto sociais  e logico economicos .

Um comentário: