31 de out. de 2016

No dia do Estivador

No Dia do Estivador,  estivadores do litoral paulista  com o apoio de trabalhadores de Paranaguá  fazem uma caminhada pelo centro velho de Santos .
Trabalhadores de estiva e seus familiares  iniciaram as 10 horas a concentração na rua dos estivadores no bairro do Paquetá  ,e de minuto em minuto a massa foi se formando .
Avós,filhos e netos .Mães,mulheres e filhas .
Assim como os companheiros de outras categorias portuárias .
Um momento de nostalgia onde os que um dia já movimentaram as riquezas brasileiras estavam lado a lado com quem hoje faz a mesma função  foram se juntando   na sede do sindicato  e por volta das 14:30h,

partiu descendo a João Pessoa cortando o centro velho da cidade em direção as escadarias da Praça Mauá .
Mulheres e Homens numa so direção .

Dia do Estivador é celebrado em 18 de outubro.O que vem nesta e a marca da greve  nacional debaixo dos bigodes dos generais ,os pioneiros no direito assegurado a férias e 13 salario na decada de 60 ,mas hoje o que se da na profissão da beira do  cais .

Contratação nos portos é motivo de discórdia, salário baixo sem direito a insalubridade e periculosidade
A modernização  tiro da profissão o rotulo de trabalho braçal nos moldes do passado.Hoje operam máquinas, tratores ,ship louders e equipamentos ultra modernos.  150 companheiros são habilitados e qualificados a operar  portêineres  e  RTGs.E os operadores locais brigam pela possibilidade de poder escolher o trabalhador que quiser para operar esses equipamentos  desde que seja de fora dos quadros do Ogmo. Desrespeitando a regra atual, qualquer terminal dentro de um porto público é obrigado a contratar dentro do Ogmonos portos brasileiros, em especial dentro do complexo santista.
E o Ogmo  este então de gestor de mão de obra não tem nada , falta conferente cade o concurso interno ou a migração de função  .Segue um procedimento operacional estipulado pelos operadores portuários  para que ocorra o desrespeito a lei 12815/2013 e a 4 decisões do TST .

Hoje a família caminha unida de mão dadas , cobrando dos  empresários portuários a custearem a formação, qualificação e requalificação   e que  a autoridade portuária assuma sua  responsabilidade social com a cidade portuária  .


Estivadores do Porto de Santos  , no litoral de São Paulo, fizeram uma caminhadas pelas ruas da cidade em comemoração ao Dia do Estivador, celebrado o orgulho de seres os doutores do cais e os senhores do Porão  .

A claro lembrando aos gestores portuários e aos multiplicadores dos terminais  , que auxiliar de bordo e um preposto desqualificado e sem formação para submeter uma embarcação ao procedimento de embarque e fixação de carga .
imagens Edson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário