2 de nov. de 2016

6 Conteiners de uma Vez

Sistema de manuseio de contêineres BLOK-BEAM - projetado para facilitar o congestionamento nos portos
Um novo e revolucionário sistema de manuseio de contêineres, destinado a aliviar o crescente problema do congestionamento nos portos, será lançado em uma demonstração técnica em Xangai no final de novembro.
Designado "BLOK-BEAM", o sistema permite que seis conteineres sejam içados e transportados como um único bloco - em grande parte utilizando a infra-estrutura portuária existente.

O BLOK-BEAM compreende um spread de vigas de aço que ligam os seis conteineres vazios para formar um único bloco, que pode ser levantado como uma unidade. Embora os conteineres  tenham permanecido relativamente pequenos e de tamanho padrão nas últimas décadas, os Porteineres  de conteineres  aumentaram significativamente a sua capacidade, permitindo  o aumento de peso das cargas manuseadas.
De acordo com John Evans, diretor-gerente da BLOK-BEAM Ltd: "Agora que os navios são capazes de entregar cerca de 20.000 contêineres de 20 pés em um navio - e os porteineres  para atendê-los podem levantar até 100 toneladas de uma vez - são os portos que , Apesar de sua eficiência melhorada, tornaram-se o foco de atenção no movimento navio-para-terra. "
Evans observa que os portos lidam com mais de 500 milhões de contêineres anualmente, dos quais 25% são vazios. Com terminais de contêineres cobrando até US $ 300 por movimentação, a economias para o setor  são enormes. Em vez de longos tempos de permanência no porto, enquanto o carregamento e a descarga ocorrem, os navios podem estar no mar - ou economizar combustível por uma navegação mais lenta.
Evans continua: "Estimamos que se apenas um terço dos movimentos vazios de contêineres forem manipulados pela BLOK-BEAM, será  economizado mais de US $ 2 bilhões por ano - antes mesmo de considerar a vasta despesa de tempo ocioso, economia de combustível, eficiência geral , Perdas no mar e segurança.
Segurança é realmente um grande problema no mar, no convés  e no cais. Conteineres individuais podem ser unidos para movimentação  como um elevador vertical em tandem. Mas sendo tão alto, eles correm o risco de ser instável e pode cair no cais ou no convés. 
No recente Seminario  ICHCA Ship-Port Interface  em Londres, uma apresentação indicou que ainda pior pode acontecer no mar - onde as pilhas podem ir até 10 alto e uma considerada parcela de centenas de contêineres são perdidos ao mar todos os anos.Gerando um grande acidente ambiental.
Carregar seis conteineres de cada vez poderia salvar a indústria de transporte de contêineres com uma economia de US $ 2 bilhões por ano
Para que os portos aumentem ainda mais a produtividade, a BLOK-BEAM Ltd criou um reboque especial, o "OX" - que funciona como um gabarito para o conjunto BLOK e depois como um reboque para truck ou carreta  para transportar o BLOK, ordenadamente e rapidamente, para os porteineres  no Carregando. Preparando o OX é feito longe do cais, para que os estivadores possam trabalhar horas regulares em segurança preparando o spread "BLOKs" pronto para a chegada do navio. As características de jigging do OX permitem que os conteineres sejam ordenadamente posicionado, enquanto eles são protegidos como um BLOK.
Martin Clive-Smith, Diretor de Engenharia da BLOK-BEAM Ltd, quantificou as melhorias de segurança oferecidas pelo sistema, como segue:
"Ao mover 80% das preparações de contêineres para fora do costado do cais, o risco de acidentes é reduzido, enquanto o tempo é economizado. 
Da mesma forma, o sistema BLOK-BEAM tem o potencial de cortar as amarrações no convés em mais de 50% e ainda assim aumentar a estabilidade no mar ".
Durante o descarregamento, os porteineres podem soltar os BLOKs diretamente para o OX e apenas um motorista pode mover rapidamente os contêineres do movimentado cais 6 vezes mais rápido do que o normal. Porque o BLOK tem 3 conteineres de largura, é inteiramente estável e não pode ser derrubado.
O BLOK-BEAM será formalmente lançado na fábrica QSOE (fabricantes do sistema), perto de Xangai, em 28 de novembro de 2016.

Fonte: BLOK-BEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário