19 de jul. de 2017

A Consolidação do conteiner na Costa Oeste


Em meio ao devastador ataque cibernético no Maersk Group e Cosco Holdings comprando OOCL com a ajuda do Shanghai International Port Group, um desenvolvimento interessante na Costa Oeste dos Estados Unidos pode ter passado despercebido. A decisão da Hyundai Merchant Marine (HMM's) de encerrar suas operações em seu terminal no Porto de Los Angeles porque as novas alianças custaram o volume é um presságio para mais consolidação na costa.

A consolidação do terminal na costa oeste dos EUA deve ser muito mais lenta do que a consolidação do operador devido à duração das concessões dos operadores de terminais marinhos (MTO) com as autoridades portuárias. A Middle Harbor, por exemplo, tem um contrato de arrendamento de 40 anos com o Port of Long Beach. Se outros terminais quiserem sair de seus arrendamentos, os portos teriam que negociar um acordo financeiro com os MTOs para proteger seus interesses.

Os termos de saída da California Union Terminals (CUT), a empresa-irmã operadora da HMM, da instalação de 91 acres no Pier 400, não são claras, como relata o editor sênior da JOC, Bill Mongelluzzo. Os MTOs tendem a comprometer um certo volume para a porta na locação, mas não está claro se a CUT não conseguiu cumprir sua garantia anual mínima de volume com o Porto de Los Angeles ou os Terminais APM, que subiu a terra para a subsidiária da HMM.

De qualquer forma, a consolidação está acontecendo, mesmo que não esteja enviando tremores que a onda de fusões e aquisições de operadoras tenha. Ao enfrentar o excesso de capacidade da costa oeste dos EUA, Oakland está à frente. A SSA Marine em 2013 comprou os terminais contíguos da APL e da Hanjin Shipping para criar uma instalação de retângulo de 300 acres. No ano passado, a Ports America Group (PAG) e seus parceiros de joint venture encerraram seu contrato de arrendamento de 50 anos para o Terminal Outer Harbour em Oakland. Cerca de 90% do volume da PAG migraram para a SSA, deixando o terminal do Porto Exterior aberto.


Para o norte, a Northwest Seaport Alliance possui nove terminais de contêineres entre os portos de Seattle e Tacoma. O CEO da Aliança, John Wolfe, disse que acabará por reduzir o número para quatro, com dois no North Harbour e dois no South Harbour. As coisas são mais complicadas no complexo portuário Los Angeles-Long Beach, onde 10 MTOs, muitos dos quais estão afiliados a operadoras, operam 13 terminais. Para sair das locações, muitos MTOs teriam que negociar com os portos, e estes últimos não têm vontade de ver o dinheiro que foi acumulado através de uma licença anual mínima.


O estágio é definido para mais consolidação de terminal quando NYK Line, 'K' Line e MOL começam a operar como Ocean Network Express (ONE) no próximo ano. Cada uma das transportadoras japonesas tem seu próprio terminal no complexo do sul da Califórnia, com os Serviços de Transporte Internacional da K 'Line e as instalações de operação da Yusen da NYK em Long Beach e o TraPac da MOL que opera a instalação da TraPac. A empresa recém-fundida provavelmente poderia gerenciar com apenas dois terminais, mas se ONE derrubar essa estrada, qual facilidade irá no bloco de corte, e os portos deixarão isso acontecer?
http://www.joc.com/port-news/terminal-operators/us-west-coast-terminals-reshape-operations_20170717.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=article

Nenhum comentário:

Postar um comentário