11 de ago. de 2017

Conteiner ao Mar ,Acidente Ambiental

Contêineres caem de navio no Porto de Santos
Embarcação estava no fundeadouro 3 quando ocorreu o acidente, na madrugada desta sexta feira, 11 de agosto pelo menos 45 contêineres do navio Log in Pantanal caíram no mar.

Por conta do acidente, que ocorreu entre 1h30 e 3 horas, o tráfego no canal do Porto chegou a ser interrompido nesta manhã, sendo liberado por volta das 8h50.
Alguns conteineres chegaram a abrir por conta da força da maré e a carga ficou espalhada. Ainda não há informações sobre os produtos que eram armazenados nos contêineres que acabaram caindo no mar. A carga, porém, boiam e se espalha por dezenas de metros da orla santista .

De acordo com informações da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, o navio estava ancorado no fundeadouro 3.
Ainda segundo a Capitania dos Portos, a navegação foi interrompida "para evitar qualquer risco à navegação".

O órgão vai instaurar um inquérito administrativo para levantar o que provocou a queda dos contêineres.

Acidente em junho

No dia 26 de junho, outro acidente do tipo ocorreu no Porto de Santos 2 contêineres vazios caíram no canal de navegação. Eles estavam sendo descarregados do navio Buxharmony, atracado no Terminal 35 , da Libra Terminais. As causas da queda dos contêineres no canal de navegação estão sendo investigadas pelo terminal. Além disso, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de São Paul (CPSP), pretende apurar os motivos do incidente operacional. 
Para isso, será aberto um Inquérito Administrativo dos Fatos da Navegação (IAFN). Ele tem prazo de 90 dias para ser concluído.Os conteineres  foram retiradas do estuário logo em seguida . Estamos a espera dos laudos das quedas anteriores no cais santista .

Um dos fatores deste problema que vem ocorrendo na área portuária como este a baixo .Acontece pela  perda da capacidade do material de fixação as castanhas , twist locks que vem se desmontando .
A queda de conteiner ao mar vem sendo discutida nos estados unidos e Europa com preocupação tanto econômica quanto ambiental e ja existem portos solicitando aos armadores que os conteineres da asa estejam fixados com pontes .Se este material estivesse em uso  reduziria a metade a grande quantidade de conteineres perdidos ao mar . 


Por outro lado uma parte da sociedade foi a pesca , mas quem vai pagar a conta da economia do armador .Desta vez são mochilas ,ar condicionados, bicicletas e as mais variadas mercadorias .
E se fosse conteineres com carga toxica ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário