20 de nov. de 2017

Amianto presente em Navios

Amianto descoberto a bordo dos navios da CMA CGM

A presença de amianto acaba de ser observada a bordo de vários navios CMA CGM que arvoram a bandeira francesa. 
A tripulação aérea da empresa foi oficialmente informada em uma comissão de saúde, segurança e condições de trabalho (CHSCT) realizada no dia 5 de outubro.
A existência de um risco de exposição à inalação de fibras de amianto foi detectada em pelo menos em  nove navios registados no Rif (Fidelio, Fort Saint-Georges, Fort St. Louis, Fort St. Marie, Jules Verne, Medea, Norma, Otello e Tosca). O amianto está presente em quantidades variáveis. 

Por exemplo, no CMA CGM Fidelio, um navio-conteinero de 9,425 TEU construído em 2006 na Hyundai Heavy Industries da Coreia, várias juntas, medidores e guarnições de travões de guinchos fazem parte do equipamento que contém amianto.
Em meados de outubro, a associação marítima Normandie CFDT pediu à empresa que fizesse rapidamente levantamentos de poeira na oficina, na máquina e no alojamento dos navios em questão. "Se considerarmos que as medidas tomadas pela empresa não são suficientes para garantir a saúde dos marítimos, lançaremos um procedimento de direito de alerta e direito de retirada nos navios contaminados", alertou o CFDT.

Investigação interna

Contactado pelo marinheiro, o Grupo CMA CGM salienta que tem uma política extremamente rigorosa em termos de conformidade com regulamentos e segurança para todos os seus funcionários. "O uso ou presença de amianto a bordo dos navios CMA CGM é estritamente proibido, tanto para construção nova quanto para contratos de fornecimento, de acordo com as normas internacionais. Também realizamos verificações sistemáticas antes da entrega dos nossos novos barcos. "
Em relação às circunstâncias da descoberta do amianto, a CMA CGM disse: "Este verão, durante uma campanha pró-ativa de análise de elementos, algumas partes (do tipo placas de selos, juntas ou embalagem de freios de molinetes ou guinchos) contendo amianto foram encontrados. Essas peças provêm de alguns fornecedores que não respeitaram nossas especificações. Está em andamento uma investigação interna. "
O grupo diz que decidiu, sem demora, "um plano de ação abrangente para inspecionar toda a frota, mudar as peças que contenham amianto até o final do ano e identificar fornecedores inescrupulosos que serão processados ​​".
O CMA CGM garante trabalhar nesta matéria com total transparência e em estreita colaboração com as autoridades e o CHSCT. "O grupo é extremamente vigilante e rigoroso e tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos marítimos, além da conformidade regulamentar", diz CMA CGM.
fonte
http://www.lemarin.fr/secteurs-activites/shipping/29868-de-lamiante-decouvert-bord-de-navires-de-cma-cgm

Nenhum comentário:

Postar um comentário