25 de abr. de 2018

EUA e os obstáculos aos seus Portos


EUA e levanta objeções à estatal chinesa que assume o controle do terminal portuário de Long Beach
Os reguladores dos EUA estão alegando que a Cosco Shipping, uma empresa estatal chinesa, pode assumir o controle de um terminal de contêineres no Porto de Long Beach como parte de sua aquisição de outra empresa por US $ 6,3 bilhões.

As preocupações foram levantadas pela Comissão de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, de acordo com um relatório no Wall Street Journal, que citou fontes anônimas.

O comitê, que é presidido pelo Departamento do Tesouro e se concentra na segurança nacional, está revisando a aquisição da Orient Overseas International pela Cosco, porque a empresa de Hong Kong tem alguns ativos nos EUA, disse um vice-presidente da Cosco.
Os ativos incluem um terminal semi automatizado conhecido como Terminal de Contêineres de Long Beach, para o qual a Orient Overseas tem um contrato de arrendamento de longo prazo.

De acordo com o Wall Street Journal, os executivos da Cosco propuseram desinvestir ou vender o terminal de Long Beach, embora não esteja claro que isso seria suficiente para satisfazer as preocupações sobre o negócio multibilionário.

Um porta-voz da Cosco não retornou um e-mail pedindo comentários. Um porta-voz do Tesouro se recusou a comentar, observando que o departamento é proibido por lei de divulgar publicamente as informações arquivadas junto ao CFIUS.

"As revisões do CFIUS concentram-se nas preocupações de segurança nacional e o Tesouro assume a posição de presidente do CFIUS muito seriamente, para garantir que o CFIUS identifique e resolva quaisquer preocupações de segurança nacional representadas por esse investimento estrangeiro", disse o porta-voz.

A revisão segue a rejeição do presidente Trump em março da compra da Qualcomm pela Broadcom, baseada em Cingapura, depois que a CFIUS levantou preocupações de que o fabricante de chips San Diego seria enfraquecido, levando a China a ganhar vantagem na tecnologia 5G.

http://www.latimes.com/business/la-fi-long-beach-terminal-20180420-story.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário