28 de jun de 2018

A Luta dos estivadores do Paquistão

Unidade, resistência e determinação dos estivadores no Paquistão
Em uma conquista significativa, os estivadores paquistaneses forçaram a administração do terminal de Karachi da Hutchison a reconhecer oficialmente seu sindicato, aceitar sua carta de exigências e reintegrar o presidente do sindicato e um trabalhador  demitido por atividades sindicais.
A luta pelo reconhecimento do sindicato no Terminal Sul-Asiático da Hutchison no Paquistão (SAPT) foi vencida  após uma greve, apesar das tentativas anteriores da administração local de impedir a formação de um sindicato na empresa.

A greve é mais que um direito constitucional e um instrumento legítimo para os estivadores cobrarem proteção e ampliação de direitos e melhorias nas condições sociais.

O movimento  de paralisação foi o momento para elevar a consciência crítica dos estivadores. É uma oportunidade de  enxergarem como conjunto transformador e  passagem para uma experiência ativa de mudança do mundo social na beira do cais .

O reconhecimento oficial do Sindicato dos Trabalhadores Democráticos da SAPT é uma conquista importante e abrirá caminho para que o sindicato continue a melhorar os salários, as condições de trabalho e a saúde e segurança  dos estivadores .

O Sindicato dos Trabalhadores Democratas do SAPT e a Hutchison também concordaram em restaurar os empregos do presidente do sindicato e outro membro que foi injustamente demitido em março, e concordaram em entrar em negociações para melhorar as condições no porto para os trabalhadores.

A greve não e o primeiro recurso. Ao contrário. Quando acontece, a greve é resultado de um processo de negociação que fracassou é o último e único recurso de pressão dos trabalhadores, diante da multiplicidade de mecanismos de que dispõem o empregador – força econômica, domínio dos meios de comunicação e até controle das forças de segurança.
Os mais bem sucedidos processos de negociação trabalhistas, por sua vez, derivam da realização de greves pois elevam o grau de consciência política , organizativa  e de solidariedade dos trabalhadores .
.O Terminal possui   3 berços de atracação com calado de 13,5.
Infraestrutura operacional composta de  Scanner de contêiner (6MeV/Dual View - Dual Energy) ,
11 Porteineres ,29 RTGs ,10 Reachstackers , 66 Tratores de Pátio ,    480 tomadas reffer e  usa o software SPARCS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário