18 de jun. de 2018
GESTÃO PARA ECONOMIZAR ENERGIA NOS PORTOS
A Amplía, provedora de serviços de Internet (IoT), desenvolveu um sistema inteligente inovador que monitora o consumo de energia , define padrões de uso e gera alertas em tempo real. A empresa, juntamente com a Autoridade Portuária do Porto de Valência, Noatum e outras instituições, fazem parte do projeto Sea Terminals, cujo objetivo é melhorar a eficiência e economia de energia dos terminais portuários.
O protótipo deste projeto foi testado nos portos de Valência (Espanha) e Livorno (Itália) com máquinas e veículos elétricos da Noatum. O objetivo deste projeto de gerenciamento inteligente de energia é promover a evolução da indústria portuária em direção a um modelo operacional efetivo de baixas emissões de carbono, através de estudo, modelagem, criação de protótipos e preparação de projetos pilotos onde eles são integrados. "Plataforma SEAMS" de tecnologias , juntamente com sistemas de eficiência energética, tais como máquinas híbridas, Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível e veículos elétricos.
Com a coleta e extração de dados sobre a operação e manutenção de terminais portuários de contêineres, é possível evitar a iluminação total do cais, desligá-la em áreas onde a atividade não está ocorrendo e mantê-la acesa onde ela ocorre. E até mesmo detectar anomalias ou falhas de algum terminal e conhecer sua causa devido ao histórico coletado nessa máquina. Todos esses tipos de ações geram economia de energia e facilitam futuras decisões no porto.
O principal desafio que enfrentaram foi fornecer novas medidas e soluções para reduzir a dependência energética dos terminais portuários europeus. Ao mesmo tempo, tratava-se de melhorar os perfis de consumo de energia e a eficiência dos terminais de carga nos portos. Com isso, queríamos conscientizar sobre consumo responsável de energia nos portos, melhorar a produtividade das máquinas e veículos , mudar hábitos que causavam danos ao meio ambiente e contribuir para uma melhor qualidade de vida para a sociedade do entorno dos portos.
Os membros do consórcio escolheram para o projeto SEAMS a tecnologia da Amplía para o gerenciamento, monitoramento e análise das informações baseadas na plataforma OpenGate. O objetivo era colaborar com a plataforma OpenGate no desenvolvimento de um protótipo orientada melhoria operacional e de eficiência energética em todos os processos do porto em um sistema de softwar de integração de informações censorizadas para equipamentos portuários e desenvolvimento de algoritmos de tratamento de informação e análise de processos .
Com esse projeto, queríamos quebrar algumas das barreiras enfrentadas pela área portuária que não apostou e investiu em novas tecnologias devido a várias causas: o alto custo econômico para a se realizar testes em cenários reais; a contrariedade dos operadores de terminais de contêiner para testar protótipos de equipamentos e novas tecnologias; e o pequeno hábito de compartilhar boas práticas entre os operadores devido à forte concorrência no mercado.
http://www.naucher.com/es/actualidad/amplia-crea-un-sistema-de-gestion-inteligente-para-ahorrar-energia-en-los-puertos/_n:8506/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário