Três grandes operadoras anunciaram que trocarão slots em cinco linhas entre a Ásia e a costa leste dos EUA.
Atualmente, a Maersk e a Mediterranean Shipping Company (MSC) operam cinco linhas no mercado e a Zim opera duas. A partir de setembro de 2018, a Maersk e a MSC contribuirão com quatro de suas linhas e a Zim contribuirá com uma. As partes trocarão slots em todos essas cinco linhas.
As operadoras alegam que isso irá gerar eficiência operacional e redução de custo e fornecera novas oportunidades para os clientes acessarem com mais rapidez no comércio da Ásia-Costa Leste dos EUA. A Maersk Line disse que esses benefícios incluiriam um novo linha direta da costa leste dos EUA para a Tailândia.
Eli Glickman, Presidente e CEO da Zim, disse: “O acordo irá melhorar significativamente os nossos serviços neste importante comércio, onde continuamos a ser um grande participante como parte da nossa estratégia.
“É um voto de confiança dos dois maiores armadores, reconhecendo as capacidades, a confiabilidade e a força da Zim. Além disso, permitirá que a Zim atinja eficiências operacionais e assegure nossa capacidade de manter uma posição de liderança no mercado ”.
O diretor de operações da Maersk Line, Søren Toft, disse em um comunicado: “Estamos satisfeitos por entrar nessa cooperação estratégica com a Zim.
“Melhoraremos nosso portfólio de produtos combinados entre a Ásia e a Costa Leste dos EUA e cumpriremos nossa promessa aos clientes, criando ao mesmo tempo as eficiências operacionais necessárias para que possamos administrar um negócio sustentável no comércio agora e no futuro.”
O acordo está sujeito a aprovação regulatória, mas, se aprovado, será executado inicialmente por quatro anos com a opção de estendê-lo para sete anos no total. As partes esperam divulgar mais informações sobre mudanças de rede e cronogramas no comércio o mais rápido possível.
O ano de 2015 inaugurou no transporte marítimo a era dos megaconsórcios, a associação de armadores em escala numa tentativa de reduzir custos , otimizando a utilização dos supernavios de até 20 mil Teus .
Acordos de compartilhamento de espaço slot, os chamados “vessel sharing agreement” (VSA), existem há pelo menos duas décadas. Cada um dos membros do grupo do VSA possui uma parcela da capacidade proporcional a seu espaço .Um exemplo ,um serviço VSA cinco navio iguais um membro participa com 2 e tem direito a 40% do espaço total .O que mudou foi o tamanho dos navios e seu impacto junto aos portos , desde um pequeno cais a um grande complexo portuário .
Enquanto os VSAs são negociados individualmente para cada linha/serviço, e válidos por curto prazo ate um ano, os megaconsórcios preveem alianças entre os armadores em diversos tráfegos e por um período muito mais longo . Slot Charter Agreement (SCA) também é um contrato firmado entre diferentes companhias de navegação como o Slot Exchange Agreement (SEA) é um mecanismo bem parecido com o SCA, mas implica em um recíproco “charter”. Todos as partes envolvidas colaboram com uma certa quantidade de navios mas, onde houver necessidade, slots estarão disponíveis para ser “alugado” / “alugar” por / para uma das partes envolvidas no acordo.
Um exemplo de VSA em operação no Brasil envolve nove empresas e conecta a Costa Leste da América Latina à Ásia e . Hamburg Süd e a UASC para troca de espaço. A Hamburg Süd embarca nos navios da UASC nos tráfegos Ásia-Europa e Ásia-EUA. E a UASC embarca nos conteineros da Hamburg Süd entre a Costa Leste da América Latina com a Ásia e Europa.
Numa área onde o porto não e mais publico e sim uma empresa privada prestadora de serviços portadora de um arrendamento, mostrando que somente se manterão no mercado os terminais que forem de armadores ou possuírem eles como sócios .
Este procedimento operacional já impacta na America do Sul mas precisamente no porto de Buenos Aires em 2018 e quais serão os futuros terminais a apagarem as luzes .
No jeitinho brasileiro, alguns terminais desde 2009 ja atuam com outras cargas para se manterem no mercado a exemplo de cargas de projeto,celulose e automóveis, claro alem de sua real motivação portuária, a dedicação ao conteiner .
http://container-mag.com/2018/07/20/maersk-msc-zim-set-cooperate-asia-us-east-coast-route/
Nenhum comentário:
Postar um comentário