10 de ago. de 2018

A próxima geração de straddle carrier

Testes em andamento de  straddle carrier 

Os fabricantes de equipamentos portuários estão expandindo a tecnologia do straddle carrier com novos desenvolvimentos em autonomia e eficiência de combustível em andamento. Mais recentemente, a ZPMC anunciou esta semana que a sua straddle carrier  com um sistema de navegação autônomo entrou em sua fase final de testes em Xangai.

O straddle carrier incorpora capacidade híbrida de diesel e bateria, acionamento do motor síncrono do lado da roda e direção hidráulica independente de oito rodas. Usando os benefícios da tecnologia de condução manual e sem motorista, ela pode ser alternada livremente entre os dois modos, dependendo da situação. A tecnologia sem motorista usa um novo método integrado de navegação e posicionamento, diz a ZPMC, com precisão de posicionamento e níveis de controle entre os mais altos do mundo.

Existem mais de 1.000 terminais de contêineres em todo o mundo, operando em torno de 4.000 straddle carriers, mas menos de 5% utilizam equipamentos automatizados. A empresa espera que seus straddle carriers automatizados atinjam 20 % do mercado  nos próximos cinco a 10 anos.

A tecnologia sem motorista também está sendo desenvolvida pela Kalmar, parte da Cargotec. A empresa ganhou uma  licitação para fornecer um sistema automatizado de straddle carrier para a EUROGATE como o seu Terminal de Contêiner Wilhelmshaven no final do ano passado. A Kalmar entregará quatro straddle carriers automáticos de quatro contêineres, bem como um sistema de emulação para o terminal de contêineres. Tanto o equipamento vivo quanto o ambiente de emulação usarão o TLS (Terminal Logistics System) da Kalmar, que permite que todos os equipamentos automatizados, soluções de automação de processos e dispositivos de controle de acesso, segurança e monitoramento de falhas sejam controlados por uma única plataforma. O Kalmar TLS é um avançado sistema de controle de equipamentos pré-integrado ao sistema operacional de terminal Navis N4 (TOS).

Os fatores decisivos para a escolha foram a garantia da Kalmar de que ela poderia fornecer um sistema capaz de escala mega-terminal, bem como integrar equipamentos e sistemas de operação de terminal de qualquer terceiro. A EUROGATE está gerenciando o projeto piloto em cooperação com a APM Terminals em uma área do Terminal de Contêineres EUROGATE Wilhelmshaven, que não é usado operacionalmente e não interfere nas operações do dia-a-dia. O projeto piloto foi desenvolvido para provar que a tecnologia automatizada straddle carrier é totalmente funcional, segura e pronta para o lançamento. Os primeiros veículos da Kalmar serão entregues no quarto trimestre de 2018.

Após a conclusão do projeto-piloto (previsto para o final do segundo trimestre de 2019), os resultados serão disponibilizados para todos os parceiros do projeto. Posteriormente, o EUROGATE decidirá se e em quais  quadras ira implantar o sistema de straddle carrier automatizado.

Pedido para  straddle carrier elétricos e híbridos da próxima geração

Esta semana, a Kalmar concluiu um acordo com a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA) para fornecer 10 novos straddle carriers. O novo pedido da HHLA compreende nove straddle carriers da Kalmar com motorizações diesel-elétricas e um straddle carrier híbrido da Kalmar, que possui um sistema de energia regenerativa livre de manutenção. Todas as 10 máquinas da próxima geração contarão com novos acionamentos móveis robustos, um sistema elétrico completamente reprojetado para a estrutura superior e o distribuidor, um layout de gabinete elétrico mais espaçoso e luzes de trabalho de LED como padrão. O redesenho elétrico e técnico completo traz uma enorme variedade de benefícios para os terminais que usam straddle carriers para manuseio de contêineres, com maior confiabilidade e produtividade sendo os mais significativos, diz Kalmar.

Solução de automação intermodal planejada para o Moorebank Logistics Park de Qube, em Sidney

A Kalmar e a Navis anunciaram em junho que receberam o contrato para fornecer uma solução de terminal intermodal totalmente automatizada para o Moorebank Logistics Park em Sydney, na Austrália. O pedido inclui o fornecimento da solução OneTerminal, que compreende o manuseio automated train handling, o RTG automatizado e o equipamento de transporte horizontal automatizado da Kalmar, além do sistema operacional do terminal Navis N4 (TOS). As entregas da Kalmar terão início no segundo semestre de 2019, e a solução será ampliada passo a passo, com a configuração completa prevista para estar operacional em 2022.

A solução OneTerminal será composta por guindastes de pátio e equipamentos de transporte horizontal, incluindo  quatro Kalmar Automated Stacking Cranes,  oito automated Kalmar Rail-Mounted Gantry Cranesbem como também  oito hybrid Kalmar FastCharge AutoShuttles  e suas estações de carregamento. A Kalmar e a Navis também fornecerão o hardware e software de automação necessários para o terminal, incluindo o Navis N4, que é usado por mais de 280 operadoras de terminais em todo o mundo.
https://www.maritime-executive.com/article/testing-underway-for-next-generation-of-straddle-carriers#gs.a=RDK4Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário