Operação de dragagem do rio Elba finalmente recebe o sinal verde
Depois de 17 anos de falsos inícios, disputas judiciais nacionais e europeias com grupos ambientalistas, comunidades locais, interesses pesqueiros e de agricultores, mudanças de planejamento e reequilíbrio tornando caro trabalho para aprofundar e (em pitadas) ampliar o calado do rio Elba finalmente recebeu a luz verde A principal tarefa é aprofundar o rio ao longo de vários trechos e construir uma "área de fundeio" para permitir a passagem de grandes embarcações.
Trata-se de um projeto conjunto da Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA) e da administração federal das vias fluviais e marítimas, WSV Wasserstraßen- und Schiffahrtsverwaltungsamt.
Em Hamburgo, o projeto compreende quatro muras. Além da dragagem, um anexo de terra deve ser construído no lado leste da Köhlbrand, a linha de fogo direto (torres de luz) deve ser deslocada em Blankenese, e um canal entre Falkensteiner Ufer e a ilha de Neßsand deve ser restaurado.
Além disso, três passos devem ser tomados para proteger a fauna e a flora locais, incluindo um novo lar para uma planta aquática ameaçada e única (um tipo de erva-cidreira), e o local de proteção da natureza em Zollenspieker deve ser melhorado.
O esquema de dragagem do Baixo Elba, de Hamburgo ao mar
Além do território do estado de Hamburgo, é necessária uma construção submarina para armazenar material dragado. Assim, a energia das marés pode ser melhorada para evitar maiores mudanças de fluxo e nível de água.
Vários projetos de mitigação também devem ser realizados nos outros estados ribeirinhos do Baixo Elba, Schleswig-Holstein e Baixa Saxônia.
Em Hamburgo, o calado de 16.70m NN será aprofundado para 17.39 NN. No território de Hamburgo, o fairway, que varia em largura entre 200 me 250 m, será ampliado em 20 m. Além de Blankenese, o rio será ampliado e uma caixa de passagem de 385 +m será criada para permitir a passagem de grandes navios .
O projeto inteiro, oficialmente, adicionará outros 67 milhões de euros à conta de Hamburgo, levando-a para cerca de 286 milhões de euros, embora grupos ambientalistas insistam que a conta real será muito maior.
Na conclusão do projeto, navios com um calado de 13,50 m podem entrar ou sair do porto em qualquer nível de maré, e embarcações com 14,50 m poderão acessar o porto em mare cheia .
https://www.worldcargonews.com/news/elbe-dredging-starts-60907?platform=hootsuite
Nenhum comentário:
Postar um comentário