8 de dez. de 2018

Conferência de segurança portuária em Sydney

 Membros do MUA lançam nova ofensiva de segurança
Não há mais mortes na beira do cais.

Essa foi a mensagem final da Conferência de Segurança portuária  realizada de 8 a 9 de novembro no MUA Conference Centre, em Sidney.

Mais de 90 delegados de segurança  participaram do evento, representando todos os três terminais de contêineres . Delegações de Queensland, Austrália do Sul, Victoria e Austrália Ocidental , União Marítima da Nova Zelândia e aos sindicatos da Hutchison de Jacarta e Karachi.

O evento foi conduzido por Matt Goodwin, cuja experiência em saúde e segurança e organização ajudou a moldar nossa discussão e os fortes debates.

Paul McAleer, MUA O Secretário  de Sydney abriu a conferência, prestando homenagem aos muitos trabalhadores que perderam suas vidas no cais, que continua sendo uma das indústrias mais perigosas da Austrália.

"Eu reconheço todos os canhoneiros, estivadores e  portuários  que foram feridos e mortos no trabalho. Eu reconheço aqueles que morreram de doenças respiratórias horríveis, como asbestose e mesotelioma.

‘Eu reconheço Nick Fanos, cuja morte trágica ainda me assombra muitos anos depois, e o impacto devastador que sua morte teve sobre sua família e colegas de trabalho. Prestamos homenagem a todos os trabalhadores ao redor do mundo que são mortos no trabalho, a cada minuto, todos os dias.
McAleer delineou uma nova ofensiva de segurança em toda a orla portuaria, reforçando a segurança através da ações coletivas.

Ao longo dos dois dias, os estivadores ouviram alguns excelentes oradores, incluindo:

Warren Smith, Secretário Nacional Assistente do MUA, definindo a direção nacional do sindicato sobre segurança, incluindo o recém-desenvolvido Manual do MUA sobre o Código Nacional de Práticas de Estivagem, mudanças do MO32 e um lançamento nacional do NSCOP para todas as Filiais do MUA;
Dave Henry, Diretor da WHS da AMWU, que fez uma apresentação informativa sobre as investigações e estratégias operacionais no local de trabalho e também descreveu algumas informações úteis sobre a fumaça do diesel e a abordagem do sindicato para essa questão;
Paul Keating, MUA Sydney Secretário Assistente da secretaria de segurança no trabalho ,identificação de problemas e desenvolvimento de campanhas estratégicas e a importância do compromisso incondicional do MUA Sydney Branch em apoiar os HSRs em todas as circunstâncias que forneçam confiança para os membros empreenderem iniciativas para defender nossos direitos legais ;
Paul Garrett, Secretário  da MUA Sydney sobre o uso da Lei WHS, poderes legais e tribunais para garantir a segurança no local de trabalho; as oportunidades de usar meios legislativos para assegurar resultados de trabalho seguros e a importância de lutar por mudanças positivas nessas arenas;

O lançamento de uma iniciativa conjunta dos sindicatos da Hutchison  para unir forças e lutar por melhorias na segurança. Assinada por Sydney e Jacarta em fevereiro de 2018 foi ampliado na forma de um Comitê Regional de Segurança da Hutchison e um Compacto Portuário entre Jacarta, Carachi, Brisbane e Sydney;
Um relatório  da MUNZ sobre a trágica morte do Laboom Dyer no Porto de Auckland recentemente. Outra vida tragicamente interrompida no que parece ser uma circunstância evitável. Os participantes  ouviram relatórios sobre a segurança em todos os terminais da Nova Zelândia e os impactos das campanhas ;
Relatórios de cada um dos três terminais em Port Botany, incluindo uma  comovente e detalhada descrição do incidente quase fatal na Hutchison em abril, e a paralisação massiva de 16 dias que se seguiu por melhoria na segurança no trabalho,
Um relatório alarmante sobre a manutenção de guindaste em Patrick,
A questão da manutenção de cabos de aço no DPW, que tem ramificações nacionais e internacionais .
Um relatório do Dr. Eric Lim, o Médico do Trabalho, que descreveu os direitos dos trabalhadores acidentados, incluindo processo de RTW, reabilitação e compensação.
No segundo dia, os membros participaram de workshops  para abordar tópicos específicos e desenvolver ações práticas nas seguintes áreas:

Opondo-se ao modelo “Trabalhe até falir”: campanha de manutenção em Port Botany;
Fumo e exaustão: impactos na saúde e estratégias práticas para reduzir os danos;
Qualificação e treinamento;
Relatórios de navios: uma campanha conjunta sobre navios pirangueiros;
Campanhas internacionais; e
Um novo Comitê de Terminais da MUA Sydney para Port Botany.



As contribuições
 Um conjunto abrangente de resoluções foi desenvolvido, que estabelecerá uma plataforma para a Filial MUA Sydney nos próximos anos .
As seguintes resoluções foram aprovadas por unanimidade:
Fumos e Exaustão

Esta conferência convida a filial de Sydney do MUA a investigar as doenças associadas a partículas de diesel (DPM) e que os trabalhadores  estão sendo diagnosticados. Esta conferência também conclama  uma campanha ativa por energia limpa,Acordo Nacional de Ar Limpo e a regulamentação de instalações e maquinário a diesel nos portos australianos. Introdução de pontos fixos para testes atmosféricos nos três terminais em Port Botany, incluindo dentro das cabines de guindastes e  unidades de teste atmosféricas portáteis nas maquinas e representantes de segurança podem usá-los a seu critério. Além disso,  a adotar e implementar o modelo de exposição do DPM em todos os três terminais.


Manutenção

Solicitação que todos os terminais DPW a fornecer documentação confirmando os tamanhos corretos em todos os porteineres ZPMC desde 2010. Além de fornecer os parâmetros corretos, um plano de gerenciamento de risco completo , incluindo programações de manutenção planejadas, detalhes do fornecedor ,da inspeção  e tempo de vida dos cabos.

Trabalhar até falhar

Desenvolvimento de um Código de Prática de Manutenção de Estivagem e integre-o no Risco de Gestão de Estiva - Código de Prática. Esse código deve detalhar as tarefas de comissionamento e manutenção preventiva para garantir a operação e a manutenção seguras dos equipamentos usados ​​na estiva. Que o maquinário e seu serviço estão em conformidade com todos os regulamentos, normas e especificações de fabricantes .

Manutenção Operacional

Campanha de check list antes do inicio das operações , com tabulação  dos registros de serviço e  defeitos no tocante aos porteineres e guindastes quadro de aviso para mostrar quando os guindastes foram atendidos pela última vez e  quando sera a próxima .

Saúde mental

Apoio a uma estratégia coordenada e abrangente para combater todos os problemas de saúde mental que estão afetando não apenas os membros da MUA e seus famíliares, mas também a comunidade.


A estratégia deve incluir treinamento em cursos como Primeiros Socorros para Saúde Mental e Conselheiro Acidental. Precisamos que os trabalhadores sejam mais capazes de reconhecer sintomas e abordar colegas de trabalho que estão mostrando sinais de dificuldades .

O MUA deve tomar a iniciativa de incentivar os empregadores a reconhecer a saúde mental como um problema sério no local de trabalho. Os empregadores devem se comprometer a financiar treinamento para conscientização, licença apropriada quando necessário, e uma variedade de serviços de apoio.

Relatório de navios: campanhas conjuntas sobre embarcações pirangueiras

A 2018 MUA Sydney Branch Safety Conference convoca os trabalhadores para estabelecer uma embarcação padronizada no modelo de seção que inclua a notificação do próximo porto de escala.

Além disso, uma lista de distribuição dos principais HSRs em cada terminal que são responsáveis ​​por atualizar o registro de deficiências e encaminhar informações e fotos para a força de trabalho local e a do próxima porto, além disso,  plano de treinamento para o lançamento da NSCOP, incluindo o MO32, com informações e procedimento padronizado.


Direito de greve

Esta conferência considera o direito de greve uma questão fundamental de segurança. O direito de retirar nosso trabalho é nossa melhor defesa contra empresas que desrespeitam o alto risco, tanto em face de risco iminente  como medida preventiva. 

Internacional

Convocamos a MUA Sydney Branch a estabelecer um fundo de rede de segurança regional pelo qual seus associados contribuirão com US $ 1 por semana. O fundo será o principal responsável pelo financiamento de iniciativas de base para apoiar as redes regionais de segurança. Haverá uma comissão de fundos, onde haverá 6 representantes eleitos, dois de cada terminal, um do ERC e um da WHS, sendo a DP World, Patrick e Hutchison. Todas as quantias gastas exigirão o endosso majoritário do Comitê e incluirão signatários de pelo menos um representante de cada terminal.

Todos os futuros Acordos Empresariais de Estivagem do Terminal da Filial do MUA em Sydney devem incluir cláusulas que estabeleçam e apoiem as redes regionais de segurança.

Lixo nuclear

- A indústria nuclear  coloca ameaças inaceitáveis ​​à saúde e segurança dos trabalhadores, das comunidades e do meio ambiente. Essas ameaças incluem sérios riscos à saúde decorrentes da exposição à radiação. Décadas de pesquisa em saúde mostraram que não há dosagem segura de exposição à radiação.
- A Austrália desempenha um papel central na indústria nuclear global, com mineração de urânio e operações de exportação, um reator nuclear ativo em Lucas Heights no sul de Sidney e a importação e exportação de materiais radioativos desta instalação, incluindo varas de combustível nuclear gasto através de Port Kembla.
- A educação e a formação para os estivadores que lidam atualmente com materiais radioativos, incluindo o urânio em Port Adelaide e Darwin e os resíduos nucleares em Port Kembla, são extremamente deficientes.

Treinamento e qualificação 

O Grupo de Trabalho de Treinamento e Qualificações da Conferência de Segurança de Estiva de 2018, em Sydney, identificou que diferentes empresas de estiva estão executando níveis extremamente variados de treinamento, variando de dois a quinze dias.

Precisamos trabalhar com os padrões reconhecidos do setor, com um mínimo de duas semanas de treinamento para todos os novos funcionários, incluindo os trabalhadores de manutenção. Instrutores e coordenadores devem ser trabalhadores portuários e ter uma qualificação nacional mínima do Certificado IV TAE. Os trabalhadores devem ter acesso a um RTO externo com experiência comprovada no setor, por exemplo, METTL. Os novos funcionários devem ter a opção de rotação de tarefas para diminuir as lesões por esforço repetitivo e aumentar as oportunidades de treinamento em uma série de habilidades.

Precisamos de comunicações contínuas entre terminais e portos para manter altos padrões de segurança . 

O sindicato  de Sydney agradece a todos os participantes que participaram da conferência de segurança. É um tema importante: vida e morte.  de Nenhum trabalhador, em qualquer lugar, não deve ser ferido ou morto no trabalho. O objetivo da conferência é unir todos os estivadores e trabalhadores de manutenção em todo o porto e em todo o mundo, para garantir que o que aconteceu com o Laboom, o que aconteceu com Kim, nunca aconteça com outro estivador novamente. Agora vamos trabalhar!
http://www.mua.org.au/sydney_branch_safety_conference_mua_members_launch_new_safety_offensive?fbclid=IwAR2-LiOHlvbvjiem-fme8UYlUd-zei6Zp-Ff2ZrQYM5266r8qdZKjaGo3Wc

Nenhum comentário:

Postar um comentário