8 de dez. de 2018

Fogo no acesso do Porto


Pneus em chamas  estivadores protestam no centro de Valparaíso
Labaredas cortando o céu a luz do luar 

O resultado do procedimento empresarial portuário foi posto para fora na tarde de quarta-feira no centro da cidade,nas mediações  da Avenida Errázuriz, o que esperava o governo chileno .

Uma coisa todos sabiam não importando o pais ,a policia veio com força e com seus carros pipas colocaram água no chopp  da manifestação e perseguiram os trabalhadores dentro do  Barrio Puerto,  entre a Plaza Sotomayor e Aduanas.

O conflito foi ocasionado não por uma carta , mas sim pelo desrespeito social , após várias tentativas de reaproximação e negociações  fracassadas.e de nos contratos de arredamento não haver clausulas sobre obrigações sócias does empregadores com os estivadores .Isso com certeza não ocorreria .

O que se vê e uma quebra de contrato da TPS com os estivadores chilenos.Onde um artigo continua   bloqueando o acesso a dignidade social dos trabalhadores do porto de Valparaíso.

Por outro lado os estivadores ensinam ao governo a palavra solidariedade. 

Sobre a atual mobilização de trabalhadores do porto de Valparaíso, os trabalhadores portuários de iquique :
Apoiamos os colegas de Valparaíso, pois o seu conflito coloca em evidência a permissividade estadual com as péssimas condições de trabalho e as práticas sindicatos nos portos chilenos.
Solidários com os companheiros porque suas demandas são justas e sabemos que o empreendedorismo prefere perder milhões de dólares antes de ter que dialogar com quem diariamente, na precariedade e sem parar, enchemos seus bolsos.
Repudiamos o papel dos dirigentes sindicais apatronados que traem os seus companheiros e a toda a nossa turma, colocando-se do lado da empresa para fazer fracassar a mobilização de quem reclamam dignidade e um salário justo.
Condenamos o uso da força pública como guardas privados da empresa, apesar de que isso se encontra explicitamente proibido na legislação.
Avisamos os nossos companheiros que essas práticas repetem a mesma fatídica trama de Porto Angamos-Mexilhões há quatro anos, a que conhecemos em primeira pessoa.
E chamamos, portanto, a defender nacional, unidos e com ações concretas aos companheiros possíveis de Valparaíso.
Nunca mais sozinhos!

Sindicato Portuario Sitramaport
Federação dos trabalhadores portuários de iquique fetrapi

A ministra dos Transportes, Gloria Hutt, disse que o conflito portuário de Valparaíso, que já dura 22 dias, pode ser resolvido rapidamente se ocorrer uma reunião entre trabalhadores  e a TPS. Estamos trabalhando incansavelmente para que isso aconteça o mais rápido possível, e pode romper sem dificuldade apenas para sentar e conversar." "A posição do ministério sempre foi reunir as partes. Além disso, o Secretário de Estado indicou que a saída de Raúl Celis da presidência de Puerto Valparaíso "faz parte dessa mudança. Acreditamos que o papel das empresas portuárias deve ser muito ativo no monitoramento dos contratos de concessão, para garantir a conformidade, essas concessões são entregues sujeitas a continuidade operacional, de forma que o papel da empresa como agente ativo que é capaz de antecipar os problemas e fazer uma gestão eficaz e oportuna, pensamos que é uma tarefa importante ". 

Origem do conflito  "acreditamos que há algumas questões pendentes sobre as modalidades de trabalho portuário, e neste caso particular a grande proporção de trabalhadores avulsos tem muito a ver com o origem do problema. Nunca interviremos nas decisões que a empresa tome, parece-nos que é bom que o Estado incentive as condições, mas cada empresa é livre para tomar as decisões que lhes parecem melhores ". 
Quando homens e mulheres agirem como gestores mais preocupados com as questões financeiras das empresas  e menos com a preocupação social  das comunidades onde estas empresas estão instaladas cenas como estas serão cada vez mais comuns  .
https://portalportuario.cl/ministra-hutt-y-conflicto-portuario-de-valparaiso-podria-destrabarse-sin-mayor-dificultad-solo-con-sentarse-a-conversar/?fbclid=IwAR2c-MVO5Zx9Gq3SuCH9Yzaon6ftluhtXPrJg-iDcQ83F37jW5nqI5-g7C8

Nenhum comentário:

Postar um comentário