Todos os 23 tripulantes foram evacuados com segurança do contêineiro Yantian Express,em chamas
O conteineiro de 320 metros estava viajando de Colombo, no Sri Lanka, para Halifax quando um incêndio começou dentro de um contêiner no convés navio se espalhando para vários outros conteineres .
Uma embarcação de apoio offshore está a caminho com planos de rebocar o navio até seu destino final, de acordo com a Guarda Costeira dos EUA .
Embora os fortes ventos no mar tenham impedido os esforços de eliminar as chamas nos últimos dias, com o céu de meio dia virando noite.
A tripulação foi transferida para o Smit Nicobar, um navio de apoio marítimo da Bélgica que chegou ao local , equipado com monitores de incêndio para fornecer apoio contínuo contra o incêndio junto com outro rebocador, o Maersk Mobiliser.
A guarda costeira continua monitorando e coordenando os esforços para ajudar com a situação", disse Canup, acrescentando que que não há mais informações sobre o estado do incêndio.
Evacuação de toda a tripulação em navios conteineros tornou-se uma regra e procedimento padrão devido as cargas perigosas, explosivos e venenosos , que,quando em chamas, podem emitir fumaça venenosa.Não houve feridos nos oito oficiais e 15 marinheiros a bordo do navio, que foi construído em 2002 e é capaz de transportar 7.510 contêineres.
Incêndio iniciou-se em um dos conteineres por volta das 05:00 UTC 3 de janeiro a NE de Bermuda, nas proximidades 35 48N 50 03W, e se espalhou para outros contêineres. O navio estáva a caminho do nordeste da Ásia para Halifax, Canadá, via Singapura, Colombo.
O navio deve ser rebocado para Halifax, Nova Escócia.Os esforços de combate a incêndios do rebocador Smit Nicobar continuam no navio que está no Atlântico a 800 nm da costa da Nova Escócia.
O último incêndio em conteineiro destacou grandes dificuldades para extingui-los.No ano passado, o incêndio na Maersk Honam deixou cinco tripulações mortos e a empresa desenvolveu novo procedimento para o transporte de cargas perigosas em toda a sua frota.
Ate o momento as autoridades não sabem informar sobre os impactos ambientais que o acontecimento gerou, mais informações somente com a atracação do navio e uma vistoria técnica , para se ter ciência de quantos e o que cada conteiner incendiado transportava .
http://maritimebulletin.net/2019/01/04/container-ship-yantian-express-on-fire-in-north-atlantic/
Nenhum comentário:
Postar um comentário