26 de abr. de 2019

A administração Trump se move para invalidar a eleição dos Estivadores

Este é um movimento muito interessante relacionado a questões trabalhistas ligadas à América Latina, algo que parece estar em ascensão com a inquietação laboral que ocorre no México ,Chile e Peru .
A administração Trump pediu a um juiz federal que invalidasse as eleição de 2018 da ILWU, argumentando que o sindicato não computou quase  2.000 cédulas de membros do Panamá.

Em uma queixa apresentada no Tribunal Distrital dos EUA, no norte da Califórnia, o Departamento do Trabalho solicitou ao juiz que exigisse uma nova eleição para  presidente, vice-presidente, secretário-tesoureiro e diretor executivo dos estivadores do Panamá. As margens de vitória para esses cargos foram inferiores aos 1.970 votos  que não foram apurados , disse o DOL.

Willie Adams, o primeiro presidente negro do ILWU no Panamá , venceu por 393 votos. A diretoria do sindicato votou 15-6 em outubro de 2018 para certificar os resultados, apesar das cédulas não-numeradas do Panamá, de acordo com as informações da imprensa. Um porta-voz do sindicato não respondeu aos pedidos de comentários na quinta-feira.

O  extraviou da postagem impediu que 1.970 trabalhadores Portuários e práticos  no Panamá enviassem suas cédulas para os EUA. Mais de 1.000 desses votos foram enviados em uma caixa e chegaram a tempo de serem contados, mas o sindicato “decidiu desqualificar as cédulas”. porque eles não estavam conforme  o  estatuto, de acordo com a queixa. Além disso, as instruções não foram “integralmente ou precisamente” traduzidas para o espanhol, disse o DOL.

O DOL argumenta que o ILWU violou a Lei de Divulgação e Reporte da Gerência de Trabalho, que exige que os sindicatos ofereçam a todos os membros a oportunidade de votar.

O ILWU representa ,50.000 trabalhadores ,os estivadores  nos EUA e no Canadá e, em 2011, recebeu a filiação dos estivadores do canal do   Panamá. 
Trabalhadores portuários e sindicatos de pilotos do Canal do Panamá formam aliança,se tornando um só sindicato 

A afiliação deles a ILWU  fortalece a mão de obra,trazendo a possibilidade da beira do cais panamenha viver o sonho americano .
Como os armadores os estivadores buscam uma organização com  visão  global,proporcionando um novo nível de força e unidade para os trabalhadores de ambas os países . 

Os estivadores da America do norte estão se preparando para enfrentar de igual para igual os armadores e sua grandes fusões , pedindo para sentar na mesma mesa e deixando claro , respeitem a cidade portuária e sua comunidade   .As tratativas com o México ,Chile  e Peru estão bem adiantadas e por outro lado as conversações na America Central e Latina estão caminhando e logo devera ocorrer uma grande fusão para uma só linha de pensamento na  estiva das três Américas .
O que de fato garantiria aos estivadores acento e o respeito das grande companhias de navegação mundial que faturam por ano bilhões de dólares e que obrigaria as  operadoras portuárias a refletirem sobre sua postura , de negociar e fazer loby , com os políticos e funcionários públicos , para   praticar    responsabilidade social nas cidades portuárias .
http://www.cueinc.com/trump-administration-moves-to-invalidate-longshoremens-union-election/?fbclid=IwAR33TowxdA8gu1fGsll4PC6zMYxmloda4Wa3AU65pny3OhqwQVeVS7p1-bk

Nenhum comentário:

Postar um comentário