8 de jun. de 2019

O fim do Terminal


Desde a chegada do contêiner ao cais santista  na década de 1960, processo que proporcionou uma maior facilidade no transbordo da carga entre os mais diversos modais .
Gerando uma transformação no porto, com a construção de terminais de contêineres sentida apartir  de  30/08/1981, com o Terminal de Contêineres da Margem Esquerda do Porto de Santos (Tecon). Na década de 1990, mais especificamente em 1995 ocorre o arrendamento  T 37, adquirido pela empresa Libra Terminais, em 1997, o consórcio Santos Brasil vence o processo público para arrendamento do Tecon de Santos,realizado na Bovespa. Um ano  apos a libra arrenda o   T 35 .
Desta evolução o porto de Santos ja contou com  6 terminais  específicos para contêiner Rodrimar ,Santos Brasil , Ecoporto , LiBra ,BTP e DPWorld destes somente três continuam , o que aconteceu , foi digestão ou o mercado não comporta.

E um deles passa por um momento interessante .
A Rodrimar detém o arrendamento do Terminal Portuário de Contêineres do Saboó, com capacidade de movimentação de 230 mil contêineres por ano. Nos últimos tempos, no entanto, com o aumento da concorrência no Porto de Santos, a empresa perdeu participação. 
O grupo Rodrimar, operador no porto de Santos, entrou em recuperação judicial para reestruturar dívidas de R$ 50 milhões. Os principais credores são o banco Itaú e a Codesp.

Diante da retração econômica brasileira nos últimos cinco anos, da profunda crise no mercado portuário e de dificuldades em negociações com alguns credores, a empresa requereu processo de recuperação judicial para resguardar sua capacidade de operação e de geração de receitas de todas as suas empresas.

"Esta medida foi imprescindível para as empresas honrarem seus compromissos com fornecedores, funcionários, parceiros, clientes e credores, com o menor impacto possível, como sempre aconteceu ao longo de sua história de mais de 70 anos de atividades .

A Rodrimar ainda possui um terminal marítimo no Porto de Recife, com ênfase ao mercado de cabotagem (navegação costeira, entre portos do Brasil) para navios de contêineres. Em Ribeirão Preto, no interior paulista, a empresa tem um terminal para atender o mercado portuário, assim como em Miami, nos Estados Unidos.
Qual sera a lição aprendida na comunidade portuária dos fatos ocorridos no cais do Saboo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário