8 de jun. de 2019

O que se passa em Porto Central



O tempo passou e muita água rolo por de baixo deste costado  ,veio as maquinas e com ela a mecanização ,mas nos portos se continua a lutar por respeito social e dignidade  ,  com  empresas fantasiadas  com a modernidade buscando velhas guerras contra os estivadores  ,mas com novas bandeiras. 

 E para sobreviver a esta maquina trituradora de experiencia profissional portuária,estivadores de todos os sindicatos de estiva nos terminais do Porto de San Antonio, reorganizaram suas forças em uma só direção . Sendo este um primeiro passo para levar a cabo os problemas locais e obter solução para os  litígios anti sociais impostos pelos gestores . Ameaças que vão contra os trabalhadores de qualquer um dos três terminais de San Antonio, a segurança  e saúde , a integração vertical , a mecanização e ate a virtual automação. Ao atracar nos portos chilenos um dos grandes operadores logísticos portuários , junto com ele vem uma cultura de desrespeito social fim do crescimento profissional e perseguição aos trabalhadores sindicalizados e investimento na criação de mão de obra sem experiencia nas funções de trabalho portuário .

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.
Pablo Neruda

O contraditório que este procedimento de gestão não e aplicado na Europa nem nos EUA este foi um dos motivos para intercambio com  trabalhadores de outros países onde esta companhia esta instalada.  Ainda mais que se preocupa, pois na beira do cais se tem a ideia e o entendimento de onde se pode chegar , mesmo em países que tem legislação portuária com um  minimo  de respeito social ao trabalhadores  portuários . 

Quero brotar na espiga da consciência do homem novo que luta por sua manhã, e proclamar seu tempo azul... Graças á vida que me deu tanto...Me deu a marcha de meus pés cansados, praias e direitos montanhas e planícies. E a casa sua, sua rua e seu pátio.
Violeta Parra

Neste sentido o  Conselho da Câmara dos Deputados aprovou a Resolução 408, que exige que o Presidente  considere a criação de um grupo de trabalho entre o governo,  trabalhadores e o empresario portuário para uma lei descente para ambas as partes . 
Com respeito a carreira portuária, baseada no conhecimento técnico e na experiência profissional nas funções, na prevenção a segurança e com investimentos na formação ,a criação de um modelo de aposentadoria com fundo tripartido (contribuição das empresas, do Estado e dos trabalhadores) para superar a aposentadoria dos trabalhadores afetados (idade ou uso de novas tecnologias) e aplicação da convenção 137 da OIT e da Resolução 145 da OIT.

 “Acreditamos que somos um país, mas a verdade é que somos apenas uma paisagem”.Nicanor Parra 
 Os demais portuários chilenos estão em alerta , com as atitudes impostas por um patamar anti social, o que pode gerar um enduro no Pacifico fixado em uma  cruzada de braço nacional na beira do cais . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário