23 de mar. de 2020

A prevenção no porto


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que a pandemia pode acabar com até 24,7 milhões de empregos em todo o mundo, superando os efeitos da crise financeira de 2008, que eliminou 22 milhões postos de trabalho.
Não é mais apenas uma crise mundial de saúde, é uma grave crise trabalhista que está causando forte impacto social. Atualmente não existe um método seguro e com enfoque positivo no combate da pandemia.
O único consenso a respeito do fato e a prevenção e neste sentido alguns apoios e atitudes na beira do cais.

O procedimento posto em pratica no porto de Rio Grande , onde fiscais do SEEETP fazem verificação.
                                           
O CMA CGM doa 100.000 máscaras de FFP2 ao governo da França para enfrentar emergências devido ao Covid-19.
Em Paranaguá, por exemplo, devido à falta de álcool em gel, foram efetuadas a colocação de tambores para a higienização das mãos de todos os trabalhadores.

A autoridade portuária de Valparaíso,Chile realiza a inspeção de controle dos terminais do Terminal Pacífico Sur (TPS) e do Terminal Cerros de Valparaíso (TCVAL) para verificar medidas preventivas, além de reforçar as precauções de higiene e segurança sanitária, implementadas nos últimos dois meses, para as condições de saúde e a integridade dos trabalhadores na beira do cais. Entre as medidas implementadas, está a realização de cadastros de estado de saúde dos trabalhadores, a tomada de temperatura e o aumento das atividades de inspeção, junto à autoridade sanitária, aos navios que chegam ao porto.

O procedimento adotado pelos oficiais de navios atracados no porto do Rio de janeiro e de Santos, que fazem as medições de temperatura, junto a escada de portaló no convés do navio, para permitir o acesso dos estivadores a bordo.

 Puerto Coronel, Chile colocou em operação uma câmera térmica equipada com um sensor capaz de medir a temperatura a uma distância recomendada de 3 metros do corpo das pessoas, reforçando medidas preventivas contra o surto de Coronavírus ou Covid-19. 
Em suas primeiras horas de operação, iniciadas neste domingo, 22 de março, foram aplicadas medidas preventivas à entrada e saída dos trabalhadores.. 

São Francisco do Sul colocou junto a escada de portaló, um mural explicativo e álcool em gel.

O SINDESTIVA-PE em parceria com os OGMOs/PE adquiriu TERMÔMETROS Aferidores de Temperatura com mira, laser em número suficiente para a utilização na parede, na porta antes dos trabalhadores adentrarem no transporte (ônibus ou vans) e contara com verificação na beira do cais.

                                                     


Consideramos que é necessária uma abordagem autenticamente positiva na prevenção, focada no respeito a vida aplicável no âmbito laboral portuário, já que o porto representa uma das atividades mais importantes a economia de um, pais. Pois, para o estivador não se trata somente de um meio de subsistência, no porto ele dedicada boa parte do tempo durante a sua vida produtiva e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário