15 de mar. de 2020

O coronavírus na beira do cais

 Entrar a bordo de um navio que atraca em qualquer porto para fazer uma lingada é o mesmo que atravessar as fronteiras de vários países.
 É por isso que quem faz esse trabalho, os estivadores, não compreende porque é que não estão a ser tomadas medidas preventivas que os protejam da pandemia de coronavírus.

O coronavírus põe às claras que, em qualquer circunstância, a prioridade é a preservação da imagem. Malgrado todos os limites impostos à sociedade, as empresas, a exemplo dos operadores portuários, usam de todos os meios para se manterem intocadas e intocáveis. Coronavírus: pessoas com asma, pressão alta, com doenças do coração e reumáticas, fumantes, diabete e com idade acima dos 50 anos correm maior risco e mais suscetíveis a pegar a covid-19.

Com transmissão local de coronavírus os grupos de risco merecem mais atenção.
Temos que tentar reduzir não só as hipóteses desses pegarem o vírus.Claro que os trabalhadores que estão em serviços na área da saúde, são mais vulneráveis. Os estivadores não estão longe deste risco já que trabalham na maior plataforma de fronteira. Os trabalhadores precisam ser continuamente treinados, saber como se proteger da melhor forma possível e ter à disposição produtos para essa proteção, como luvas, máscaras e álcool gel.

Tudo se inicia quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa foi inspecionar e descartar a existência do coronavírus entre tripulantes do navio KM Singapore, no Terminal Exportador do Guarujá TEG, apos os estivadores, subirem a escada de portaló e ficarem preocupados, pois, havia no convés, funcionários usando máscaras e luvas. A tripulação de origem asiática tinha aparência pouco saudável e estavam espirrando e tossindo.

Um navio 'Kota Pemimpin' de bandeira chinesa que tem dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus atracou no Porto de Santos na segunda-feira (17).
Segundo a Anvisa, o capitão do navio encaminhou a documentação exigida para a atracagem no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, a presença a bordo de dois dos tripulantes que apresentaram sintomas gripais, mas que estariam recuperados.
O porto pode servir de entrada para graves doenças e esperamos que as autoridades responsáveis redobrem sua atenção e que haja um procedimento para lidar com o risco. A Santos Port Authority (SPA), realizou um exercício simulado de atendimento à chegada de um navio no Porto de Santos, com caso suspeito de tripulante contaminado com coronavírus, o objetivo da ação foi testar o protocolo para possíveis casos da doença.


Tripulante com suspeita de coronavírus é removido de navio Ouro do Brasil atracado no Porto de Santos um marinheiro alemão, aguarda resultado de exames em isolamento.
A Santos Port Authority,SPA, a autoridade portuária em Santos, determinou medidas preventivas devido ao coronavírus Covid-19. Segundo a SPA, treinamentos, reuniões e viagens estão suspensas. Funcionários poderão trabalhar em regime de home office, se necessário. O Museu do Porto ficará fechado por tempo indeterminado e os empregados, ao retornarem de viagens internacionais deverão retomar suas funções em regime de home office por sete dias contados a partir da data de chegada ao Brasil, prorrogáveis a critério da SPA.


Entenda a luta dos estivadores, que já foi classificado como boato com uma correria por parte da mídia e do governo em desmentir a preocupação.

Deu positivo para coronavírus em estivador no porto de Algeciras.

Os RTGS foram paralisados ​​nos terminais portuários. Vários estivadores são detidos em suas casas em quarentena.

O coronavírus continua se espalhando por todo o território espanhol e agora chegou ao porto de Algeciras, mais especificamente aos terminais portuários, que nesta tarde tiveram que parar as máquinas, devido ao risco de serem infectados pelo vírus.

A empresa entrou em contato com os trabalhadores que operaram as máquinas, dada a possibilidade de que o estivador tenha sido infectado. O que é confirmado é que os trabalhadores que estiveram nos guindastes possivelmente afetados foram enviados para casa para realizar uma quarentena enquanto aguardam os testes para determinar se há contágio?

O medo tomou conta da beira do cais, uma vez que, sendo as funções desses trabalhadores multifuncionais e em rodízio, é muito possível que tenha ocorrido contato com os dêmias estivadores do porto.
https://www.publico.pt/2020/03/14/economia/noticia/coronavirus-estivadores-alertam-falta-seguranca-descargas-navios-1907731
https://www.horasur.com/articulo/algeciras/menos-estibador-da-positivo-coronavirus-puerto-algeciras/20200314221604043189.html

3 comentários:

  1. Esse é o descaso com os trabalhadores portuários de uma forma visível e lamentável para com esses trabalhadores dos portos brasileiros triste realidade que Deus nos proteja de todo o mau AMÉM

    ResponderExcluir
  2. No porto de Praia mole em tubarão es..Nao vi ninguém que seja responsável pelas operações do porto falar em Coronavirus ..Agente so assina a prancheta que mostra a lista dos estivadores que vao iniciar a atividade.Falam na segurança (cuidados com a operação ..e pra o estivador nao segurar a carga com a mão .usar aste.nao subir em carga em movimento.usar o EPI..AGORA corona VIRUS aqui e motivo de piada ..Eu cheguei com uma camisa no rosto Oculos..dai a maioria riam pelas costas..Teve um que disse diretamente pra mim ..Deixa de ser idiota ..isso ai nao pega nao..🙄acredita em Deus..kkk

    ResponderExcluir
  3. Sim e como fica os estivador aqui em Pernambuco?

    ResponderExcluir