23 de jul. de 2020

Os 10% das AFPs Paro no Porto

Movimento social nos portos do Chile, gera o cruzamento dos braços durante a votação do Senado. Do Puerto de San Vicente, Puerto Angamos. Puerto Mejillones, Puerto de Ventanas, Iquique, Tocopilla, San Antonio, Puerto Montt, Punta Arenas e Valparaíso encerraram as atividades que realizaram após a aprovação geral do projeto que busca permitir a Retirada de 10% dos fundos acumulados pelos contribuintes no sistema AFP.

Após uma extensa discussão, a Câmara do Senado aprovou a reforma constitucional que permitirá a retirada de dinheiro. A votação terminou com 29 votos a favor, 13 contra e uma abstenção.

César Luna, delegado latino-americano do Conselho Internacional dos Estivadores e líder do Sindicato dos Portos de Iquique, explicou que "os portos foram levantados, mas estamos em discussão".

"Isso ainda não acabou, mas a votação geral foi um grande passo. Há um saldo positivo da mobilização portuária, o acordo nacional foi para a votação em geral e retomamos, mas o saldo é positivo, porque o setor portuário se uniu em um evento histórico e acho que cumprimos o que propusemos e do que tínhamos acordado como setor portuário, todos unidos, todos 100% a 10% ”, comentou o porta-voz do Sindicato dos Portos do Centro, Jorge Salazar.

"O saldo foi positivo. Foi alcançado, com a pressão exercida, o objetivo que o Congresso, na Câmara do Senado, vota aprovando a retirada de 10% das AFPs, que é o que estávamos procurando. Pela primeira vez, unificando forças em todos os setores e, além disso, em nosso setor, todos os portos estavam atentos à votação e mobilizados enquanto durava a votação, atingindo o objetivo de conscientizar a classe política e aprovar 10% dos votos. as AFPs. Com isso, não apenas proporcionamos um bem-estar ao nosso setor, mas também um grande bem-estar e uma trégua à classe trabalhadora de nosso país ", afirmou Juan Ferreira, presidente da Cotratep, que reúne trabalhadores de Puerto Angamos. , Puerto Mejillones e TGN.

"Esperamos que o presidente (Sebastián Piñera) não vete esta lei e estude como ela deve ser estudada e, assim, toda a população chilena, toda a população trabalhadora, todos os trabalhadores possam ter esse descanso tão carente. Ele faz tudo o que a pandemia trouxe e arrastou. Sabemos que os aposentados também foram precários, então agora é a hora de fazer um gesto para o país ", acrescentou Ferreira.

"Ainda estamos em alerta. Aqui o que o presidente determina será a luta final desse processo, estaremos com a liderança nacional atenta e alinhada a tudo o que acontece com esse processo legislativo ", afirmou Juan Pablo Pizarro, líder da União Portuária do Centro.

O Senado discute as indicações apresentadas pela Comissão de Constituição da empresa e, após a votação em particular, a iniciativa retornará à Câmara dos Deputados como parte de seu terceiro procedimento constitucional, instância em que as emendas introduzidas devem ser aprovadas ou rejeitadas. pelos senadores.

O Centro de Trabalhadores da Frente Portuária (FTPC) aderiu à convocação de uma greve nacional pela retirada de 10% da AFP que, nesta quarta-feira, é votada na Câmara do Senado.

"Queremos expressar nossa adesão ao descontentamento social que existe em nosso país. É necessário levantar a voz hoje para mostrar apoio à justa demanda social que nós, trabalhadores, temos para o nosso capital colocado nas AFPs", disse a organização que agrupa 500 estivadores de San Antonio e Ventanas.

“Esse direito do trabalhador se reflete hoje na necessidade da retirada voluntária de 10% das AFPs. Declaramos que esses 10% não são um presente, nem privado nem estatal, é dinheiro de cada pessoa que, com esforço, se reúne para a velhice ou para momentos em que as necessidades básicas não estão sendo atendidas pelas agências governamentais ".
https://portalportuario.cl/portuarios-de-todo-chile-bajan-movilizacion-tras-aprobacion-del-retiro-del-10-de-las-afp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário