10 de ago. de 2020

O grito carioca contra a MP 945

Muitas vozes, uma luta


Grito dos Estivadores excluídos reúne centenas de lutadores da beira do cais.


Em tempo de pandemia, de confusão organizada, de um governo sem suor trabalhista gera uma arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, com um parecer natural, pois, com certeza é bom para o brasil, mas os estivadores não são parte do pais que produz.


O Grito dos Estivadores cariocas é um espaço de participação livre, um belo movimento social que expõe as suas lutas, e, ao mesmo tempo, o anseio por respeito social por parte do atual governo.


O homem sem trabalho, ele e ferido gravemente em sua honra. 

Os estivadores sempre estiverem presentes nos grandes momentos dos movimentos sociais e populares  das cidades portuárias que lutam pela ideia de uma sociedade melhor para os trabalhadores.

Ao analisar as potencialidades e os entraves na consolidação e operacionalização das
atividades do estivador vivenciadas na interação com a beira do cais. Os cenários do dia a dia da lingada se constituí como campo fundamental de aprendizagem para o entendimento da cultura social desta classe profissional.
                       
Entretanto, faz-se necessária uma série de ajustes e pactos entre os OGMOs, os CAPs, as autoridades portuárias, os sindicatos e o governo, que produz as leis, gestores encarregados desta articulação, para que os estivadores possam ser respeitados como cidadãos, algo que a MP945 não contia em seu bojo.

3 comentários:

  1. Essa MP 945 INCONSTITUCIONAL que retirou direitos em lei 12.815 de 05/06/2013 a Exclusividade e na Constituição nos proibiu o direito de GREVE. Um ABSURDO.

    ResponderExcluir
  2. Muita falta de respeito mesmo com nossa classe pois nois assim como os caminhoneiros somos responsáveis cader a lei do direito de expressão o quer tão fazendo com os estivadores com o tempo vão fazer com as outras categorias principalmente com os caminhoneiros por último não proibir as manifestações contra os políticos corruptos né e air que eles querem chegar.....

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo quem não briga não vence é brigando que se consegue tamos juntos

    ResponderExcluir