12 de ago. de 2020

O transporte autonomo

Dois veículos autônomos colocam a Acerinox na vanguarda da mobilidade de carga
Os AGVs transportam 90 bobinas por dia e viajam 108 quilômetros por dia pela fábrica sem intervenção humana

Os trabalhadores da fábrica da Acerinox em Palmones têm dois novos colegas há algumas semanas que antecipam sua chegada com música. Dois veículos autônomos percorrem as ruas da fábrica para transportar as bobinas das novas unidades de recozimento e decapagem (AP5) e laminação (ZM7) e, à velocidade de 1 metro por segundo, percorrem 108 quilômetros todos os dias sem a necessidade de intervenção humana. Os chamados AGVs (veículos guiados automatizados) são um dos projetos do programa Acerinox 4.0 e colocam a fábrica da Palmones na vanguarda da mobilidade de carga, pois são únicos em suas características em todo o mundo.

Os AGVs têm capacidade para transportar 30 toneladas de carga, 90 bobinas por dia que atendem às necessidades das duas unidades que atendem. Como explica o chefe do Departamento de Transformação Digital da Acerinox Europa, Javier Carro, uma das características que fazem a diferença, que os torna únicos, é que estes veículos são totalmente exteriores. “Eles podem trabalhar em qualquer ambiente, mesmo com condições climáticas desfavoráveis” e também são capazes de se mover sem problemas em um ambiente agressivo para eles, onde haja tráfego intenso, carros particulares ou empilhadeiras. É o que fazem desde que começaram a operar sem ter sofrido nenhum incidente.

Para tornar essa mobilidade possível de forma autônoma, os AGVs contam com um sistema SLAM (localização e mapeamento simultâneo), baseado em um mapa de sua rota que eles atualizam continuamente à medida que se movem. E eles se comunicam entre si e com os dispositivos de gerenciamento de tráfego da fábrica, portas e sistemas de computador, comunicação múltipla sem fio que permite que eles saibam se os semáforos permitem que eles passem, se eles vão cruzar seu gêmeo e que Os operadores logísticos e de produção sabem a todo o momento através de um aplicativo sua localização, se estão carregados ou não ou quando uma entrega está programada. Controle total do processo que dá segurança à movimentação.
Para garantir essa segurança, vários tipos de sensores (laser, visão física e artificial) também foram incorporados. E ponta a música de fundo que avisa da sua presença.

Os veículos também são autônomos para recarga de energia. São 100% elétricos, possuem um ponto de carregamento e quando precisam trocam as baterias eles próprios. Eles só precisam de apoio humano para o carregamento e descarregamento inicial e final. O progresso logístico, portanto, também dá um passo em direção à melhoria ambiental: os caminhões com os quais essas funções eram realizadas consumiam 129 litros de diesel por dia. Até os semáforos são alimentados por energia solar. É o aspecto verde do plano de transformação digital da Acerinox, no qual este projeto está enquadrado.

https://www.europasur.es/los_barrios/vehiculos-autonomos-Acerinox-vanguardia-carga_0_1490251100.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário