21 de jan. de 2021

Maersk Essen perde cerca de 750 contêineres ao mar

  O contêineiro da Maersk a caminho de Los Angeles, Califórnia, perdeu cerca de 750 contêineres no oceano Pacífico.O incidente ocorreu em 16 de janeiro de 2021, e envolveu a capacidade de 13.100 TEU da Maersk Essen, de acordo com um relatório de acidentes da WK Webster (WKW), uma empresa de gerenciamento de acidentes de carga. Acredita-se que a perda de carga seja resultado do mau tempo. Maersk já confirmou o incidente.

“Lamentamos anunciar a Maersk Essen de 13.100 TEU, de bandeira dinamarquesa, a caminho de Xiamen, China para Los Angeles, Califórnia, no serviço TP6 Ásia / Costa Oeste da Maersk, que experimentou mar agitado durante a travessia do Pacífico Norte em 16 de janeiro de 2021, resultando na perda de aproximadamente 750 contêineres ao mar. Todos os membros da tripulação estão seguros e uma avaliação detalhada da carga está em andamento enquanto o navio continua em sua jornada. A Guarda Costeira dos EUA, o Estado de bandeira e as autoridades relevantes foram notificados.

“Vemos isso como uma situação muito séria que será investigada de forma rápida e completa. As operações e a segurança da embarcação são nossa maior prioridade e tomaremos todas as medidas necessárias para minimizar o risco de incidentes semelhantes ocorrerem no futuro.“Um plano de comunicação com o cliente e um processo de reclamações foram implementados com urgência para os clientes afetados.“

“Todos os membros da tripulação estão seguros e uma avaliação detalhada da carga está em andamento enquanto o navio continua sua jornada”, disse Maersk. “A Guarda Costeira dos EUA, o estado da bandeira e as autoridades relevantes foram notificados. Vemos isso como uma situação muito séria, que será investigada de forma rápida e completa. ” A.P. Moller-Maersk está baseado em Copenhagen e o navio carrega uma bandeira dinamarquesa.

O Maersk Essen foi construído em 2010 , mede 366 metros de comprimento e 141.000 toneladas brutas. É operado no serviço TP6 que conecta a Ásia e a Costa Oeste dos EUA com ligações em Cai Mep (Vietnã, Kwai Chung (Hong Kong), Yantian (China), Xiamen (China) e Los Angeles (EUA).

O navio havia partido de Xiamen, China em 26 de dezembro e deveria chegar a Los Angeles em 22 de janeiro. 

A consultoria de sinistros de carga WK Webster disse em seu relatório inicial de vítimas, “portanto, também é muito provável que alguns contêineres tenham desabado ou tenham sido danificados nas pilhas afetadas, mas permanecem a bordo. Esses contêineres precisarão ser removidos ou reposicionados. ” Webster relata que está tomando providências para que os inspetores estejam no local de modo a investigar a causa do incidente e atender a quaisquer vistorias de carga. Eles estão pedindo a qualquer pessoa que possa ter carga a bordo que faça contato para proteger sua posição.

“Vemos isso como uma situação muito séria que será investigada pronta e exaustivamente”, disse a Maersk em seu comunicado. Eles relataram que toda a tripulação estava segura e que uma avaliação detalhada da carga está em andamento. Além disso, a Guarda Costeira dos EUA, o estado da bandeira e as autoridades relevantes foram notificados.


O Maersk Essen segue para Los Angeles em sua rota programada. O sistema de rastreamento de navios da Maersk mostra que o navio estava programado para estar no terminal em Los Angeles de 28 de janeiro a 5 de fevereiro antes de partir para Yokohama, Japão.

Houve vários outros incidentes nos últimos meses também no Pacífico Norte. Em 30 de novembro, ONE Apus perdeu aproximadamente 1,800 contêineres ao mar e danificou muitos outros. No início de novembro, o ONE Aquila também sofreu uma perda de mais de 100 contêiner no Pacífico Norte.

Esses eventos recentes são contrários a um relatório emitido pelo Conselho Mundial de Navegação no verão passado, que dizia que os incidentes de contêineres perdidos no mar estão diminuindo e representam uma pequena porcentagem do volume anual total. A WSC informou que a média móvel de três anos estava diminuindo, totalizando uma perda média anual de 779 contêineres ao mar entre 2017 e 2019.

Somente nos 3 navios acima citados são 2650 contêineres ao mar sem contar os avariados em três messes.

 https://www.maritime-executive.com/article/maersk-boxship-loses-750-containers-overboard-in-north-pacific

https://gcaptain.com/los-angeles-bound-maersk-containership-loses-750-boxes-overboard/?subscriber=true&goal=0_f50174ef03-224d2fab33-169869125&mc_cid=224d2fab33&mc_eid=6d6ef64d1b&fbclid=IwAR0zmYxM5XP0m2_qP-EgQeN9byHDTdKpTRhco42FIJ7CKKJmpcVWgHbd-Ac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário