24 de jan. de 2021

A Vacinação nos Portos

 Em Cingapura todos os trabalhadores portuários receberão vacinas COVID-19 até o final de janeiro.

Cingapura se tornou um dos primeiros países a priorizar a vacinação COVID-19 para os trabalhadores marítimos e portuários. Esses trabalhadores vão a bordo de navios em nosso porto e entram em contato com pessoas de fora de Cingapura.

Neste grupo da linha de frente inclui estivadores, trabalhadores portuários, práticos, rebocadores, marinheiros de barcos de apoio, inspetores marítimos que são obrigados a trabalhar a bordo de navios em nosso porto. Eles realizam obras essenciais como navegação, reabastecimento, reparo e manutenção de navios, além de operações de transferência de cargas. Os navios portuários e os tripulantes do oceano que são cingapurianos e residentes de longa data que vivem na comunidade também são priorizados para a vacinação. Juntos, esse pessoal desempenha um papel importante em manter o Porto de Cingapura aberto e garantir o fluxo ininterrupto de mercadorias.

Mais de 700 já foram vacinados a campanha estará completa quando os cerca de 6,000 estiverem imunizados. O primeiro trabalhador a ser vacinado foi o prático, sr. Loh Kah Wai, 55. “A vacinação me mantém seguro e me permite fazer meu trabalho com menos preocupação. É mais uma camada de proteção, não apenas para mim, mas para meus colegas pilotos do porto e minha família. ” Os trabalhadores estão sendo vacinados no centro de vacinação do Raffles City Convention Center.

No Estado judeu a campanha de vacinação, está vacinando 150.000 habitantes ao dia e espera vacinar todos os trabalhadores dos portos e aeroportos e de fronteira até final de fevereiro. A exemplo de um posto de vacinação drive-in na área portuária de Haifa.

Oman após fechar seus portos em dezembro, lançou sua campanha de vacinação COVID-19, os portos de Sultan Qaboos, Salalah , Sohar , Khasab, Shinas, Duqm , Mina Al Fahal e Qalhat LNGjá já iniciaram as vacinações dos seus trabalhadores portuários.

Em Dubai a vacina está sendo fornecida gratuitamente aos cidadãos e residentes em todo o emirado da Sinopharm e da Pfizer-BioNTech, já vacinou seus trabalhadores portuários.

A British Port Association solicita a inclusão dos 115.000 trabalhadores portuários na vacinação contra o coronavírus. De práticos a amarradores, operadores de equipamentos portuários, de serviços de tráfego de navios, de rebocadores, estivadores e porteiros. Há uma série de funções de “ponto crítico” dentro do setor portuário que são essenciais para garantir que o comércio continue a fluir .

No porto de Genova o sindicato pede a inclusão dos trabalhadores portuários entre as categorias prioritárias para acesso à vacinação contra Covid-19. Em 11 de janeiro enviou se uma carta ao Comissário extraordinário para a contenção e contraste da emergência epidemiológica, Domenico Arcuri e à Presidência do Conselho de Ministros. Visando promover uma campanha de vacinação a favor e proteção dos trabalhadores dos portos.

No Brasil em 20 de dezembro a federação nacional dos Estivadores começou esforços para a vacinação nos portos brasileiros. No caso da cidade de Santos. Os grupos prioritários para vacinação são os profissionais de saúde em atividade e as pessoas com mais de 60 anos, que serão vacinados de forma escalonada. Em Santos, o público-alvo nesta primeira etapa é formado por 104.419 pessoas, sendo 23.885 trabalhadores da saúde e 80.534 idosos.

A vacinação em Santos começou em 20/01.

O Informe Técnico da vacina Covid-19 do Ministério da Saúde, publicado nesta segunda-feira (18), determina que entram na lista de prioridade  portuários, incluindo trabalhadores da área administrativa; 

Esses profissionais terão o suporte do Governo Federal para garantir a vacinação como grupo prioritário e vamos garantir segurança e as condições que eles precisam para continuar nos portos. Para se vacinar, os trabalhadores precisarão comprovar, por meio de documentação, que possuem vínculo ou fazem parte desses grupos.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que “a logística e data para o início da vacinação desses grupos prioritários ainda será divulgada pelo Ministério da Saúde.

O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na última semana coloca entre os grupos prioritários de imunização o total de 3.102 trabalhadores portuários dos portos paranaenses. Ainda não há definição de data de quando será iniciada a vacinação desses trabalhadores.

Imagem Tiago M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário