25 de jan. de 2021

Vitoria após a Greve

 Trabalhadores da Hunts Point entraram em greve e conseguem adquirir respeito social. 


Um movimento social  de 1.400 pessoas do Teamsters Local 202 terminou. Os trabalhadores ganharam um aumento imediato de 70 centavos a hora e não abriram mão de nenhuma concessão aos patrões. É uma vitória que vale a pena comemorar e uma prova de que fazer um movimento social paradista  funciona.

Uma greve que começou no domingo, 17 de janeiro, terminou por volta do meio-dia de terça, quando 1.400 Hunts Point  trabalhadores , membros do Teamsters Local 202, ratificaram um contrato de três anos de forma esmagadora. A maioria da produção da cidade de Nova York passa pela Hunts Point, tornando-se um gargalo crítico, um fato que aumentou a pressão sobre os trabalhadores para um acordo rápido.

Tendo persistido a face da polícia agressiva apesar de  temperaturas congelantes, o sindicato declarou vitória. O presidente do Local 202, Dan Kane, chamou o contrato de "o maior negócio que já assinamos". Esta manhã, cerca de 97% dos trabalhadores em greve votaram a favor da ratificação do contrato.

O contrato inclui um aumento imediato de 70 centavos por hora, seguido por um aumento de 50 centavos em 2022. Para trabalhadores que atualmente ganham US $ 18,57 por hora, bem como motoristas, 2023 verá um aumento de 65 centavos de dólar por hora. Os trabalhadores de armazém que atualmente ganham $ 20,70 receberão um bônus de $ 1.300 em 2023 em vez dos 65 centavos. Os trabalhadores também lutaram com sucesso contra o impulso da administração para fazer os trabalhadores pagarem contribuições adicionais para benefícios de saúde familiar.

O mantra cantado durante toda a semana foi: queremos um aumento de US $ 1 a hora. O contrato final totaliza um aumento de US $ 1,85 por hora ao longo dos três anos do contrato, ficando aquém da demanda por um aumento imediato de US $ 1 por hora, mas indo muito além dos 32 centavos por hora e maiores contribuições dos funcionários para o sistema de saúde custos oferecidos pela administração no último fim de semana, uma contraproposta aos trabalhadores qualificada como “desrespeitosa”, o que os levou ao movimento social paradista.

Assim termina uma longa semana na linha de greve do Bronx que incluiu prisões na noite de segunda-feira, a Rep. Alexandria Ocasio-Cortez aparecendo em várias noites para apoiar os trabalhadores e servir pizza (ela não foi a única política a se juntar ao piquete: acabou uma dúzia de eleitos locais e candidatos políticos fizeram aparições), e muita música e dança, tudo sob os olhos atentos de Scabby, o Rato.

O movimento social da  Teamsters Local 202, que com 1.400 trabalhadores constituiu a primeira grande paralisação do trabalho de 2021, mas cada vez que as pessoas tomam uma ação coletiva no trabalho e ganham, a confiança da classe trabalhadora cresce, e não apenas entre aqueles que realizaram a ação. De fato, a greve de Hunts Point viu centenas de pessoas reforçando o piquete de apoio - outros trabalhadores sindicalizados, residentes do Bronx e nova-iorquinos que simplesmente ouviram falar da greve e queriam apoiá-la. Cada vez que isso acontece, não importa o tamanho do golpe, tem um efeito cascata.

Uma dinâmica semelhante está se desenvolvendo em outros locais de ação no local de trabalho em toda América do Norte. No contexto de uma pandemia devastadora e isolada, essas demonstrações de coragem para lutar coletivamente por uma vida digna socialmente tornam-se ainda mais importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário