19 de dez. de 2021

Prepom Portuário 2022 Brasil

 


Os cursos do Prepom Portuário para os trabalhadores portuários dos  portos Brasileiros, foram divididos  

FORMAÇÃO 

CBTP Básico de Trabalhador Portuário 5 5, CBAET- Básico de Arrumação e Estivagem Técnica, CBCC Básico de Conferência de Cargas  e CBVP Básico de Vigilância Portuária.

APERFEIÇOAMENTO

 CACC Conferência de Cargas e CAAET  Aperfeiçoamento de Arrumação e Estivagem Técnica.

ESPECIAIS 

CBIT Básico de Inglês Técnico, CTE Técnicas de Ensino, CECIRP Cidadania e Relacionamento Pessoal, CECIRP-I Cidadania e Relacionamento Pessoal com Informática, CE-NR20 CE-NR20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, CE-NR35 Segurança e Saúde no Trabalho em Altura, CESSTP Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, CADF CURSO ESPECIAL DE AUXILIAR DE DESCARGA FERROVIÁRIA e CPOPMMV CURSO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE MOVIMENTAÇÃO E MANOBRA DE VAGÕES.

 EXPEDITOS

 COVL Operação de Veículos Leves, COCMH Operação de Cavalo Mecânico e Hidráulico, CSMC Sinalização para Movimentação de Carga, COP CURSO DE OPERAÇÃO DE PORTÊINER, COEGP Operação de Empilhadeira de Grande Porte, COTPC Operação de Trator e de Pá Carregadeira, COCP Operação de Cargas Perigosas, CPDC - Peação e Despeação de Carga , CPDC-M Peação e Despeação de Carga com Motosserra, COGB Operação de Gindaste de Bordo, COPR Operação de Pontes Rolantes de Bordo, COEPP Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte, COSGS Curso de operação de sugador para graneis sólidos, CORE Operação com Retroescavadeira, COGM Operação de Guindastes Móveis Sobre Pneus, COSL Operação de Shiploader e COEH Operação de Escavadeira Hidráulica.

ATUALIZAÇÃO CAOGB Atualização em Operação de Guindaste de Bordo, CAOEPP Atualização em Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte, CAOPC Atualização em Operação com Pá Carregadeira, CAOEPP – CLAMPS Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte com CLAMPS, CAPTP Atualização profissional do trabalhador portuário, CA NR20 e35 (PILOTO) , CA NR20 e 35 .

Distribuídos pelos portos de Angra dos Reis, Antonina, Belém e Vila do Conde, Cabedelo , Fortaleza, Ilhéus, Imbituba, Itacoatiara, Itajaí, Itaqui, Macapá, Maceió, Natal, Paranaguá,  Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande,  Salvador,  Santarém, São Francisco do Sul,  São Sebastião, Santos,  Suape e Vitória .

EXAMES

A certificação de habilitação na operação de equipamentos por meio de banca avaliadora.

O porto que recebera a banca avaliadora será o porto de santos com 30 bancas para  300 participantes divididas em 12 turmas composta por 10 trabalhadores cada para E-OEPP Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte, 6 turmas com 10 trabalhadores em cada para E-OTPC Operação Trator e Pá Carregadeira, 7 turmas composta por 10 trabalhadores em cada para  E-OEGP Operação de Empilhadeira de Grande Porte e 5 turmas com 10 trabalhadores em cada para E-OSL Operação de Shiploader.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O embarque treino é considerado como uma forma complementar de aprendizagem e prepara o trabalhador a minucias operacionais de tempo , deixando os aptos e avalizados para participarem das escalas de trabalho e de atingir as pranchas de embarque e descarga  mínima.   

T - NR35 Segurança e Saúde no Trabalho em Altura , T-AET Arrumador e Estivagem Técnica, T-CAOEPP - Clamps Atualização em Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte - Clamps, T-COEH Operação de Escavadeira Hidráulica, T-COCMH Operação de Cavalo Mecânico e Hidráulico, T-COEGP Operação de Empilhadeira de Grande Porte e T-COTPC Operação de Trator e Pá Carregadeira.

RECIFE T - NR35 com 20 turmas de 12 trabalhadores com um total de 240 participantes.

RIO de JANEIRO T-AET com 12 turmas com total de 180 trabalhadores.

Salvador T – CAOEPP 3 turmas com um total de 30 participantes, T- COEH 4  turmas com 40 participantes, T – COTPC 2 turmas com 20 trabalhadores, T – COEGP  2  turmas com 20 participantes e T – COCMH 3 turmas com  30 participantes.

SUAPE T – NR35 20 turmas com 12 participantes num total de 240



PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PORTUÁRIO (PDP)

Projeto da Organização Internacional do Trabalho - OIT, membro da Organização das Nações Unidas, em conjunto com o governo federal da Holanda e três universidades europeias, para portos que possuem tecon.

FORTALEZA – PECEM

 C.1.1 Operações do Terminal de Contêiner 1 turma com 20 vagas, C.1.2 Operações de Carga e Descarga de Navio de Contêiner  1 turma com 20 vagas, C.2.1 Construção do Navio Porta-Contêiner 1 turma com 20 vagas, C.2.3 Sistema de Amarração de Contêiner 1 turma com 20  vagas, C.2.2 Planos de Carga de Navio-Contêiner 1 turma com 20vagas, C.4.1 Trabalho com Segurança nos Terminais de Contêiner 1turma com 20 vagas, C.4.2 Trabalho Seguro a Bordo de Navios Porta-Contêiner 1 turma com 20 vagas, P.3.1 Manuseando Cargas Perigosas nos Portos 1 turma com 20 vagas e  S.2.1 Supervisão da Descarga e Carga do Navio Porta Contêiner 1 turma com  vagas.

FORTALEZA – MUCURIPE

 C.6.1 O Terminal de Contêiner e o Comércio Internacional 1 turma com 15 vagas e C.1.2 Operações de Carga e Descarga de Navio de Contêiner 1 turma com 15 vagas.

Itajaí – APM Terminals

C.1.1 Operações do Terminal de Contêiner 1 turma com 15 vagas, P.3.1 Manuseando Cargas Perigosas nos Portos 1 turma com 15 vagas, S.1.3 Supervisor do Porto: Habilidade de Supervisão 1 turma com 15 vagas, S.1.2 Supervisor do Porto: Tarefas e Deveres 1 turma com 15 vagas, C.4.1 Trabalho com Segurança nos Terminais de Contêiner 1 turma com 15 vagas, C.2.2 Planos de Carga de Navio-Contêiner 1 turma com 15 vagas, C.1.2 Operações de Carga e Descarga de Navio de Contêiner 1 turma com  15  vagas e C.2.4 Programa de Trabalho do Terminal de Contêiner 1 turma com 15 vagas.

Itajaí – Navegantes – Portonave

 C.1.5 Operação de Recepção/Entrega do Terminal de Contêiner 1 turma com 20 vagas, C.2.1 Construção do Navio Porta-Contêiner 1 turma com 20 vagas, P.3.1 Manuseando Cargas Perigosas nos Portos 1 turma com 20 vagas, C.4.1 Trabalho com Segurança nos Terminais de Contêiner 1 turma com 25 vagas,C.3.1 1 Construção do Contêiner 1 turma com 20 vagas, C.1.1 Operações do Terminal de Contêiner 3 turma com 80 vagas, C.2.2 Planos de Carga de Navio-Contêiner 1 turma com 20 vagas, C.6.1 O Terminal de Contêiner e o Comércio Internacional 1 turma com 20 vagas, C.6.2 Medindo o Desempenho do Terminal de Contêiner 1 turma com 20 vagas e C.1.4  Operação no Pátio de Contêiner  1 turma com  20 vagas

Terminal de Contêineres Paranaguá

C.1.1 Operações do Terminal de Contêiner 3 turmas com 60 vagas, C.1.2 Operações de Carga e Descarga de Navio de Contêiner 3 turmas com 60 vagas, C.2.1 Construção do Navio Porta-Contêiner 3 turmas com 60 vagas, C.2.3 Sistema de Amarração de Contêiner 2 turmas com 40 vagas,

São Francisco do Sul – Itapoá

C.1.1 Operações do Terminal de Contêiner divididos em 4 turmas com 120 vagas.

 

2 comentários:

  1. Boa noite, Simão!
    Aqui, em Salvador, não temos tantas vagas assim, não. Infelizmente, o OGMO daqui só disponibiliza, no máximo, 10 candidatos por curso.
    Ano passado foi atípico, por causa de uma ação judicial para força-lo a dar curso aos Tpa's daqui e daí o OGMO colocou em um único curso 56 candidatos, entre os titulares e os reservas, do curso de guindaste de terra.
    Ainda não saiu oficialmente pelo OGMO informação acerca do Prepom/21, mas estamos ligados por aqui e ansiosos por qualificações. Qualificação é e sempre foi a palavra de ordem dos Tpa's daqui. Me orgulho dessa luta, modéstia a parte.
    Abraço forte do amigo aqui, Cilas Fagundes, capatazia de Aratu, Candeias-Ba. Valeu!

    ResponderExcluir