27 de jun. de 2022

RISCO Portuário no porto de Aqaba, na Jordânia, gera 10 mortos e + de 250 feridos.

 O contêiner caiu do céu gerando a morte de estivadores e marinheiros no porto da Jordânia 10 fizeram a passagem.

Os mortos por um vazamento de gás de "um material tóxico" no porto de Aqaba, no sul da Jordânia, enquanto o número de pessoas sufocadas passou de 251, sofreram asfixia e foram levadas para hospitais da região.

 


Uma equipe de especialistas em lidar com materiais perigosos da Defesa Civil foi chamada para conter o vazamento.

 Até o momento as causas do acidente são desconhecidas, mas imagens das câmeras de segurança do porto mostram o momento em que ocorre uma espécie de explosão quando um contêiner que estava sendo carregado em um navio rompe os cabos que faziam o papel do  spreader e atingi o convés.

 

Após o impacto, uma enorme nuvem de cor amarela intensa se espalhou por toda a área, enquanto os trabalhadores portuários corriam do local antes de serem engolidos pelo gás.

 


O contêiner que caiu enquanto estava sendo carregado era um contêiner Tanque utilizado para o transporte de produtos químicos, altamente corrosivos e cargas em ácido. Ele é revestido na sua parte interna continha uma "substância gasosa tóxica", enquanto várias equipes de emergência correram para o local e isolaram a área.

 

As autoridades ainda não revelaram que tipo de gás é, embora a beira do cais sugira que seria cloro.


Como medida de segurança o governo jordaniano formou um time técnico para investigar as causas do incidente e solicitou os moradores de Aqaba a não se aproximarem do local do acidente. 


As autoridades pararam o movimento de tráfego Sirenes soaram em Aqaba, criando um cinturão de segurança na área até que a situação seja contida e pediu a comunidade que fechassem todas as janelas e portas.

 


O primeiro-ministro jordaniano, Dr. Bishr Al-Khasawneh, foi à cidade de Aqaba para descobrir as repercussões do acidente com vazamento de gás no porto de Aqaba.


 O Ministro da Saúde, Dr. Firas Al-Hawari, e uma equipe especializada foram ao local do acidente. E pediu aos moradores de Aqaba "não se reunirem em frente aos hospitais para facilitar o trabalho dos quadros de ambulância para lidar com o caso de vazamento de gás tóxico no porto de Aqaba." O centro sublinhou que a disponibilidade de oxigênio nos hospitais é apoiada por quadros suficientes e as cidades vizinhas estão enviando mais para suprir a demanda.

O acidente em questão demonstra como o risco portuário é uma realidade e seu impacto corta os muros da área portuária respingando na comunidade do entorno do porto.

https://www.swissinfo.ch/spa/jordania-fuga_suben-a-10-los-muertos-por-una-fuga-de-gas-en-un-puerto-de-jordania/47707490

 https://alnavio.es/fuga-de-gas-de-un-material-toxico-en-puerto-de-jordania-deja-al-menos-10-fallecidos/

 https://cadenaser.com/nacional/2022/06/27/la-brutal-explosion-de-un-material-toxico-en-un-puerto-de-jordania-deja-10-muertos-y-251-personas-asfixiadas-cadena-ser/

https://www.eldiario.es/internacional/fuga-gas-toxico-causa-10-muertos-cientos-heridos-puerto-jordania_1_9123223.html#:~:text=El%20puerto%20de%20Aqaba%2C%20en%20Jordania.&text=Al%20menos%20diez%20muertos%20ha,Seguridad%20General%20de%20ese%20pa%C3%ADs

https://www.marinelink.com/news/ten-dead-injured-chlorine-gas-leak-497668

https://www.almasryalyoum.com/news/details/2631343

 https://www.almasryalyoum.com/news/details/2631320

https://www.bbc.com/arabic/middleeast-61954528

Nenhum comentário:

Postar um comentário