4 de out. de 2022

O apoio a greve no porto de Liverpool

 O grande momento na luta por dignidade social na beira do cais.~

Vários cidadãos participaram do movimento social traduzido em uma greve, abraçando e cantando juntos em apoio aos estivadores do Porto de Liverpool que estão em uma disputa de braço de ferro, sobre a massa salarial. O Peel Ports Group, que opera o cais, diz que os trabalhadores rejeitaram um pacote salarial "significativo".

O ex-líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn, West Derby Ian Byrne, Zarah Sultana, John McDonnell e outros deputados trabalhistas, bem como o líder do RMT Mick Lynch, juntaram-se aos estivadores no Porto de Liverpool quando eles embarcaram em sua segunda semana de greve.

No sábado, mais de 300 torcedores, muitos deles participando da conferência anual do Partido Trabalhista em Liverpool, se reuniram nas docas de Seaforth em solidariedade aos trabalhadores em greve.

Angus Satow, da Momentum, uma organização de esquerda que apoia o Partido Trabalhista, disse: "Estamos aqui apoiando os estivadores em sua luta. Temos solidariedade com eles lutando contra a crise do custo de vida. Também estamos aqui para dizer que a liderança trabalhista deveria estar ao lado dos trabalhadores portuários.

"Nós deveríamos ser a voz do povo trabalhador, e depois de ver um orçamento de guerra de classes dos conservadores - cortando impostos para as corporações e os mais ricos da nossa sociedade - agora é a hora do Trabalhismo mostrar seu apoio aos trabalhadores .

"Os trabalhistas têm um compromisso de longa data com o povo de Liverpool, e isso deve significar que os estivadores são apoiados.

"Estas são as pessoas que os trabalhistas deveriam representar. A inflação está subindo, as contas estão subindo pelo teto, os custos dos alimentos estão subindo cada vez mais. Apoiar um aumento salarial para os trabalhadores são exatamente o que devemos fazer."

Sharon Graham, Secretária Geral da Unite, disse: "Você tem uma situação aqui em que o empregador está obtendo um lucro de £ 141 milhões de libras e eles estão dizendo que esses trabalhadores devem ter um corte salarial em termos reais.

A cara de pau dos neoliberais e uma coisa de louco.

"Então, é claro, eles precisam alimentar suas famílias, têm contas para pagar e estou aqui para dizer que a Unite lutará por esses trabalhadores para garantir que eles recebam uma oferta digna".

O estivador Tommy Jennings, a beira do cais "É um trabalho perigoso que fazemos, estamos tentando não incomodar o público, em geral [fazendo greve].

"Estou orgulhoso de ser um estivador do Liverpool, mas há muito que posso aguentar".

David Huck, diretor de operações do porto: "Estou profundamente desapontado que a Unite rejeitou nosso pacote salarial significativo após muitos meses de negociação". “Reconhecemos plenamente as preocupações de nossos colegas sobre a crise do custo de vida, e é por isso que respondemos com um pacote salarial que representa um aumento médio de 10% no salário anual.

“O Porto de Liverpool é um grande empregador na região da cidade de Liverpool. Investimos mais de £ 1,2 bilhão na última década, transformando a prosperidade da região, criando mais de 900 novos empregos qualificados e, por sua vez, apoiando mais de 7.200 empregos locais adicionais na cadeia de suprimentos.


“Pedimos ao sindicato que trabalhe conosco na mesa de negociações para que juntos possamos encontrar uma solução”.

Para os estivadores o Peel Group está exigindo um corte salarial de fato. A empresa é uma empresa de investimento em infraestrutura e propriedade que se orgulha de ter “investimentos coletivos de propriedade e sob gestão de mais de £ 5 bilhões”. A empresa reportou lucros de mais de £ 30 milhões em 2021 com suas operações no MDHC.

“Esta greve não é apenas sobre pagamento. Trata-se de condições que se deterioraram ao longo dos anos. O trabalho que faço dirigindo uma máquina para mover coisas de um lugar para outro pode ser perigoso.



“Os terrenos pelos quais dirijo estão cheios de buracos e, se eu bater em um deles, a máquina pode tombar e eu não teria chance, seria morto se a máquina caísse.

“Eu trabalho 60/70 horas por semana só para viver e para minha família viver. Somos contratados para fazer 40 horas por semana, mas não posso me dar ao luxo de trabalhar apenas 40 horas. Como é certo eu estar trabalhando todas essas horas? Quando vou ver minha família? Estamos fazendo todo o trabalho. É um momento desesperador para a classe trabalhadora.”

Uma narrativa falsa foi construída em torno das proclamadas “vitórias pagas” , “qualquer coisa abaixo do RPI [taxa de inflação do Índice de Preços de Varejo] é um corte salarial”. O RPI está atualmente em 12,3%.


Para que sua luta seja bem-sucedida, os estivadores precisam da alavancagem genuína da luta de classes, não da alavancagem pró-corporativa do Unite.

O estivador Mike Jay disse: "O Partido Trabalhista cresceu a partir do movimento sindical, e o apoio que vimos no fim de semana foi fantástico".

O piquete pode continuar até 3 de outubro, pois, os estivadores têm ciência que o gestor portuário não oferecera um acordo com a taxa atual de inflação.



Eles também se opuseram ao que dizem ser a falha do MDHC em realizar uma revisão salarial e a falta de melhorias nas escalas de turnos.

 Mike disse: "Não ouvimos nada da empresa. Estamos dispostos a voltar à mesa de negociações e não recebemos nada deles. Eles obviamente planejaram para essas duas semanas, porque não há navios chegando. Tudo o que tivemos é a oferta de pagamento que não está de acordo com a inflação ou o RPI, e um pagamento único de £ 750 que não é bom para o longo prazo."

O colega estivador John Lynch disse: "As doações de pacotes de alimentos estão chegando do público, que são recebidas com gratidão.



Acultura e uma arma de conscientização.  

https://www.itv.com/news/granada/2022-09-21/dock-workers-union-leaders-say-they-will-strike-for-as-long-as-it-takes

https://www.wsws.org/en/articles/2022/09/21/tkhc-s21.html

https://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/jeremy-corbyn-joins-dock-workers-25106875

Nenhum comentário:

Postar um comentário