31 de dez. de 2022

O Desejo do Estivador para 2023

 

O que se esperar de 2023 na beira do cais.Assistimos uma revolução na beira do cais santista em 2022 para os tpas o governo federal por seus homens de confiança na Santos Authority port apoiaram as atitudes e desrespeito laboral dos operadores portuários como a privatização das Docas. Dando um balde de água fria em 60% do eleitorado de Bolsonaro , ficando longe do que se falava nas catracas de acesso ao portos e se mostrava em videos nos grupos da família estivadora no zap , o atual governo ta agindo no porto como se fosse Tucano sem expectativas positivas, pois, não dão motivos para acreditar. Tanto foi que não conseguiu a sua reeleição.

O maior desejo e a melhora da relação entre operadores portuários e estivadores, que os conflitos trabalhistas sejam acertados e sanados. Que os porto de Santos incorpore a Convenção 137 ,a Resolução 145 e 152 da Organização Internacional do Trabalho OIT e o respeito cultural, social e profissional aos estivadores. E que os tpas ocupem cargos nos órgãos públicos portuários. Que todos os cadastros (bagrinhos) ,tenham seu direto respeitado e se tornem registro(carteira preta) do OGMO Santos  no ano de 2023 .

O que se espera do OGMO Santista em 2022,menos evidenciamento e mais participação que todos os departamentos se igualem ao da segurança do trabalho e que na sua página na internet tenha mais claridade em seus dados de interesse publico .

Junto a autoridade portuária a Santos authority ,uma passarela para pedestres sobre os trilhos na direção das barcas junto ao 35.2 e as lanchas da Fabiana e locais de aguardo no Saboo e das travessias da Fabiana estejam de acordo com as normas de qualidade ISO dos Terminais Santistas .

Que a segurança e o bem-estar estejam na frente da produção.

E no treinamento o trabalhador solicita, pedi e gostaria que as Fake news parassem, isso sim um pedido impossível para o bom velhinho, essa imprensa que advoga o interesse de seus! Patrocinadores e não narra os fatos explicitos da realidade da beira do cais.

 Cursos.

Olhando os números e suas previsões seguem uma relação de necessidades e anseios dos Estivadores para um futuro promissor.Onde o porto viu guindaste de torre fixa ser construído na beira do cais, mas não se viu este curso no quadro de cursos de 2022 nem na solicitação do operador portuário no workshop de 2020 ou 2021 .

Neste sentido este procedimento os trabalhadores não querem ser somente os espectadores , isto sim um desejo dos operadores portuários .

Já que o vínculo e uma realidade, e a decisão judicial do TST deixou claro que as vagas de trabalho são de exclusividade dos trabalhadores com inscrições pertencentes aos quadros dos Ogmos . Que o operador portuário e seu RH tenham respeito profissional com os trabalhadores pertencentes ao quadro do Ogmo. Apliquem nos estivadores vinculados o merecido crescimento profissional.

 Neste sentido os desejos de formação e requalificação são do Prepom DPC

  Atualização na Operação de Empilhadeira de Grande Porte (CAOEGP) e  na Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte (CAOEPP) e na operação de guindaste de bordo (CAOGB)

Curso de Operação de Portêiner (COP), Curso de Educação Ambiental (CEAP)

Curso de Operação de Escavadeira Hidráulica (COEH), Curso de Operação de Sugador (COSGS) 

Curso Básico de Conserto de Carga (CBCS)

Curso de Gestão Operacional em Terminais de Carga Geral(CGTCG),  Graneis Sólidos(CGTGS) , de Contêineres (CTOTC) e  em Terminais Roll-on/Roll-off (CGTRR)

PDP

Programa de desenvolvimento Portuário cursos com aval da ONU e da OIT, deixando claro aos estivadores que vincularam a expectativa de crescimento profissional dentro dos terminais, programa este considerado pela OIT ferramenta fundamental para a qualificação e desenvolvimento cultural e social do Trabalhador Portuário que já se encontrava prestando serviço nos portos .

 C1.1 - Operações do Terminal de Contêiner

C1.2 - Operações de Carga e Descarga da Navio de Contêiner, C1.4 - Operação no Pátio de Contêiner

C2.2 - Plano de Carga de Navio Porta-Contêiner , C2.3 - Sistemas de Amarração de Contêiner

C2.4 - Programa de Trabalho do Terminal de Contêiner, C3.3 - Inspeção de Contêiner

C4.2 - Trabalho Seguro a Bordo de Navios Porta Contêiner

S1.1 - Supervisor do Porto: Status Organizacional, S1.2 - Supervisor do Porto: Tarefas e Deveres

S1.3 - Supervisor do Porto: Habilidade de Supervisão, S1.4 - Supervisor do Porto: Atributos Pessoais

S2.1 - Supervisão da Descarga e Carga do Navio Porta Contêiner

S2.2 -Supervisão da Operação de Transferência no Cais do Terminal de Contêiner

S2.3 - Supervisão das Operações no Pátio de Contêiner

Além das bolsas nos Cursos Superiores de Graduação, Extensão e MBA. Onde a DPC, em parceria com universidades e instituições que promovem treinamento e capacitação profissional, destinadas a membros da Comunidade Portuária, a fim de prover o mercado de trabalho de pessoal qualificado para atender à crescente demanda do setor portuário. De acordo com a Lei nº 9.394, de 20/12/1996.

 Que 2023 seja um ano recheado de alegria e saúde com a florada de frutos educacionais plantadas, sejam colhidos e que as ervas daninhas sejam exportadas para bem longe da comunidade portuária. Muita saúde e paz para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário