3 de fev. de 2023

Os Deuses batalharam no porto Maravilha.

 Correria e pânico na beira do cais do porto maravilha.

Poseidon, deus dos mares e rios, e o senhor das águas foi desafiado por Éolo deus dos ventos, ao despertar o poder dos ventos na beira do cais do porto da cidade do Rio de Janeiro. O resultado deste enfrentamento sacudiu o navio de passageiros MSC Musica que se encontrava atracado no armazém 4, parada dos navios píer Mauá.

Uma bela tarde foi totalmente transformada as 14 horas quando rajadas de fortes ventos a mais de 100 km por hora cortaram a beira do cais, jogando bola com os toldos das barracas utilizadas pelos passageiros antes de adentrarem a embarcação, arrebentando o berço de atracação no costado, deixando o cabeço preso ao navio os três cabos lançantes de polpa e dois traves longitudinais. Tirando o navio de seu local o levando a eira da deriva o fato durou por uma hora. 

O navio de passageiro ficou ligado ao costado com os cabos de proa. As autoridades foram avisadas pelo gestor ambiental, os trabalhadores portuários envolvidos na operação nada sofreram durante o ocorrido e ficaram a ver navio. 

A única perda além das amarras e a escada de portaló da embarcação que ficou duramente avariada foi o cabresto que ficou entalado na poupa.

 

A marinha foi ao local e logo será publicado um relatório sobre o ocorrido. 

Um especialista procurado declarou.

 Aparentemente que posso analisar por aqui e a seguinte questão:

 Comandante deveria saber a meteorologia!:

Segundo fato estes navios passageiros têm uma coisa mais que os navios convencionais, Sistema de Posicionamento Dinâmico, as pás do (hélice) podem variar de hélice de 3 pás a hélice de 4 pás e, às vezes, hélice de até 5 pás.

O navio passageiro não precisa nem de rebocado, pois, tem hélice em todos os lados!!

Deveria IMEDIATAMENTE desatracar!! ao primeiro tempo da ventania!!.

 

A Previsão elaborada em: 2 de fevereiro de 2023. Período de validade: 3 de fevereiro a 4 de fevereiro de 2023.

Centro de Hidrografia da MARINHA do Brasil.

PREVISÃO METEOCEANOGRÁFICA

Ao longo dos próximos dias, áreas de instabilidade atuarão sobre a porção sul da METAREA V, ao sul de 25oS. No decorrer do dia 3, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no litoral sul de Santa Catarina poderá provocar acumulados de chuva significativos naquela região. O sistema se deslocará para sudeste em direção ao oceano, provocando ventos fortes principalmente no sul da área BRAVO. A partir do dia 4 esse sistema dará origem a uma frente fria que avançará para leste/sudeste em alto-mar, na área SUL OCEÂNICA. Nas demais áreas litorâneas ao sul do estado do Rio de Janeiro são esperadas pancadas de chuva que podem ocorrer de forma isolada no final da tarde devido ao calor e a alta umidade do ar.

Devido às condições mencionadas acima, foram emitidos avisos de vento forte a muito forte para a área BRAVO ao sul de 26oS, para a área DELTA a leste de 038oW e na área SUL OCEÂNICA ao sul de 32oS e a oeste de 035oW.

Na porção norte da METAREA, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará provocando pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento, nas áreas GOLF, HOTEL e NORTE OCEÂNICA.

Os avisos de mau tempo emitidos pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para a área de responsabilidade do Brasil (METAREA V) podem ser acompanhados através do link: https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-temp

Quais serão os aprendizados sobre a batalha entre os deuses no porto maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário