4 de jun. de 2009

Arroz gaucho

O complexo maritimo do porto de Porto Alegre-RS no terminal da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns) registrou n o fim do mês de maio um embarque de 4,5 mil toneladas de arroz e 5 mil toneladas de trigo a granel ,com destino ao porto de Recife e dela para o norte do pais, a bordo do navio Frotargentina, de bandeira Brasileira que descarregou 9.500 toneladas de sal a granel. com capacidade para 30 mil toneladas, segue para o Porto de Rio Grande, pela hidrovia Jacuí-Laguna dos Patos-Rio Grande, para ser completado com mais 9 mil toneladas de arroz. Após, a embarcação volta para o Norte e Nordeste.
A operação marca o retorno do porto de Poro Alegre para grandes embarcações , fato que não ocorria há 15 anos no porto gaucho.
Com essa operação logística de cabotagem ,retirou-se de rodovias brasileiras 350 carretas e com a implantação de um terminal lacustre, às margens do rio Taquari , em uma área no departamento de Cerro Largo (20 Km ao Sul de Rio Branco), um porto lacustre com um cais de 200 metros para receber barcaças A idéia é escoar as cargas da região que é produtora de grãos no nordeste uruguaio , tendo essas cargas como destino o porto de Rio Grande-RS para os mercados mundiais e brasileiro.
Como carga de retorno, existe a possibilidade do transporte de fertilizantes, produzidos em Rio Grande. Projeto que conta com apoio do Governo Gaucho e que necessita de dragagem de alguns trechos e melhoria do acesso rodoviario ao terminal , previsão para entrar em operação em junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário