5 de jun. de 2009

Super pos panamax



A Santos Brasil aumentará em 25%, para 2 milhões de Teus (um contêiner de 20 pés), a capacidade de movimentação no terminal de contêineres que administra no Porto de Santos com a entrada em operação dos seis portêineres super-pós-panamax, os maiores do continente americano. Três deles já foram descarregados no cais santista no início de maio e devem começar a operar até o final do mês de junho. A previsão é que os outros três cheguem em agosto. Com os novos aparelhos, a produtividade média do Tecon deverá saltar para 90 movimentos por hora a partir do próximo ano. Atualmente, está em 55. Em 2008, o terminal movimentou 1,3 milhão de Teus, quase metade do total de unidades manuseadas pelo porto no período.
Os portêineres foram encomendados à fabricante chinesa ZPMC, que realizou o transporte marítimo, e conseguem operar simultaneamente dois Feus (unidade de contêiner de 40 pés) ou quatro Teus (unidade de contêiner e 20 pés). Além disso, alcançam até a 23ª fileira , os equipamentos atuais da Santos Brasil, pós-panamax, chegam até a 19ª fileira. , cada equipamento pesa 1.800 toneladas e, com a lança erguida, mede 116 metros (o equivalente a um prédio de 39 andares) , os portêineres estão aptos a operar os maiores navios do mundo, como o Emma Maersk e o MSC Daniela, capazes de transportar 14 mil Teus (um contêiner de 20 pés). Os investimentos nos seis portêineres são de US$ 60 milhões e foram feitos levando em conta as obras da dragagem de aprofundamento e alargamento do canal do Porto de Santos .
Mas o impensável ocorreu a natureza se vez presente e segundo funcionários da empresa, por volta de 15h30, as rajadas de vento causaram o rompimento das amarras do navio chinês Zhen Hua 27, que trouxe ao porto santista os tres porteineres , com um navio de abastecimento provocando o rompimento do mangote de abastecimento , o que provocou um pequeno vazamento no conves da embarcação mais o grande colisão foi com o navio Kayla atracado no TGG, as duas embarcações continuam atracadas no porto de santos. Apesar desse contratempo os testes dos tres porteineres continuam em vento e poupa , as equipes trabalhão 24 horas para deixarem tudo pronto .

Ontem a tarde foram feitos testes com os spreaders para 2 Feus (unidade de contêiner de 40 pés), acompanhado pelos técnicos responsáveis e os olhares atentos dos trabalhadores envolvidos em outras operações

Nenhum comentário:

Postar um comentário