21 de jun. de 2009

Vinho Frances

Uvas

O tinto bordalês, conhecido como claret no Reino Unido, é geralmente feito com uma mistura de uvas.
As uvas permitidas são: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Malbec e Carmenére, contudo, a uva malbec é raramente usada e a uva carmenere está, agora, virtualmente extinta da região de Bordeaux.
O branco bordalês é feito a partir das uvas: Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle.
Classificação
A região vitivinícola de Bordeaux é dividida em sub-regiões, entre elas estão: Saint Émilion, Pomerol, Médoc e Graves.
Em 1885, um sistema de qualificação, conhecido como Classificação Oficial do Vinho Bordalês, classificou os vinhos em cinco categorias que levavam em consideração o preço dos vinhos.
Os tintos Premier Cru (quatro do Médoc e um, Château Haut-Brion, de Graves) estão entre os mais caros vinhos de todo o mundo.

É grande a produção de vinhos na França. Destinam-se ao mercado interno, mas há excedente para exportar para todo o mundo. São produzidos basicamente três tipos de vinho: (1) os grandes vinhos, chamados vins d'appellation ou vins de cru, que têm a qualidade controlada pelo governo desde o início do século XX; (2) os "vinhos transformados" (bebidas semelhantes ao vinho): o champagne, o cognac, o armagnac, batizados de acordo com sua região de origem; e (3) os vinhos comuns, ou vins de consommation, vendidos em copos no varejo. Somente os dois primeiros são exportados.
Os melhores vinhos franceses provêm dos pequenos vinhedos localizados em áreas específicas: o vale do rio Loire, a Borgonha, as Côtes du Rhône, a Alsácia e o Jura. Dentre eles se destaca. VINS DE BORDEAUX

A região de Bordéus, na França, é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo, com 284.320 acres de vinhedos e treze mil viticultores. Apenas a região do Languedoc, também na França, com 617.750 acres de vinhedos plantados, é maior.
Com uma produção anual de mais de 700 milhões de garrafas, Bordeaux produz uma quantidade enorme de vinhos de mesa para o dia-a-dia, bem como,também, os mais caros e prestigiados vinhos do mundo.
Os vinhos tinto e Doce branco (Sauternes) fundamentam a reputação dos vinhos bordaleses, ainda assim, produz vinhos brancos, vinhos rose e vinhos espumantes, denominados 'Crémant de Bordeaux'.
A maior razão para o sucesso da produção vinícola bordalesa é o ambiente excelente para o desenvolvimento de vinhedos.
 A base geológica do solo da região é de pedra calcária, o que representa um solo de estrutura rica em cálcio. Os cursos dos rios Garonne e Dordogne, que irrigam a terra, e o clima litorâneo, que propicia umidade à atmosfera, concorrem para a criação de um ambiente quase perfeito para a cultura de vinhedos.

A documentação mínima para importação de bebidas no Brasil e o requerimento para fiscalização de Produtos Agropecuários;Dados complementares ao requerimento para fiscalização de produtos agropecuários;Autoriação de acesso para inspeção prévia;Autorização para liberação de bebidas;Termo de fiel depositário;Termo de coleta de amostra;Certficado de Analise;Certificado de Origem;B/L;10.Fatura;Extrato de LI;Seguro;Boleto do Seguro;Registro do Importador;Requerimento para solicitação de importação de vinhos e derivados da Uva e do Vinho;

Legislação
INSTRUÇÃO NORMATIVA 26 DE 12/06/01 LEI 7.678/88 E LEI 8.918/94 DECRETO 2314/97 DECRETO 2.314/97 DECRETO 99.066
INSTRUÇÃO NORMATIVA 32 DE 29/09/00
Imagem clubedafrutabh

Nenhum comentário:

Postar um comentário