21 de set. de 2009

A Busca da qualidade Portuaria V

O benefício de programas modulares para treinamento de trabalhadores aos
níveis exigidos de competência pelas indústrias logísticas e transporte

Presidente: Senhora MAI Elmar Diretor Cruzeiro Porto Rotterdam

As seguintes considerações foram submetidas ao grupo de trabalho com o propósito de facilitar as discussões
Os trabalhadores que seguram a carga nos portos foram chamados dockers
(capatazia , doqueiro)
Seus programas da formação vocacional foram preparados com base em uma análise de trabalho.
Esta análise revelou as habilidades necessárias

Estas exigências foram estabelecidas e os programas de treinamento preparados para cobrirem uma escala de habilidades necessárias para a movimentação e manipulação da carga .
A novidade conduziu a uma mudança rápida dos métodosde trabalho.
Por razões diferentes, os programas de treinamento existentes não podiam ser revisados para encontrar as necessidades de treinamento.

Os operadores de terminais portuarios discutiram esse treinamento e as escolas não correspondiam com as exigências do treinamento portuario.
Estas companhias recorreram para desenvolver seus próprios programas estabelecendo um departamento de treinamento.
Não foram alcançados os resultados esperados pelas companhias.
Enquanto o portwork (trabalhador portuario) se transformou em uma profissão que se assemelha a outras profissões na indústria do transporte, tornou-se necessidade elaborar novos cursos de natureza flexível para consciência.

A experiência mostra que cursos preparados mais apropriadamente quando esboçados na competências de percepção necessárias para uma função.
Durante o processo de determinar as competências , torna-se óbvio que um número de funções eram comuns em operações de terminais portuarios assim como em outras funções na corrente logística.
Entendendo as condições prévias do treinamento para estas competências, os módulos de aprendizagem podiam ser preparados.
Não somente poderiam ser usados ou adaptados para grupos diferentes que exigem competências similares mas também, poderiam ser feitos apropriados para a instrução nas competências exigidas.

Além disso, um sistema de certificação podia ser
estabelecido aos módulos de aprendizagem para ser realizado com sucesso por um trabalhador para alavançar sua carreira.
O sistema de certificação seria na linha dos objetivos do desenvolvimento dos recursos humanos da companhia.
Facilitando a mobilidade horizontal ou vertical dos trabalhadores, em particular nas circunstâncias de mudança econômica ou de fusão.

O sistema de certificação e os pacotes de apoio de treinamento podiam ser elaborados
a) pelas propias companhias,
b) na coordenação com faculdades de treinamento ou
c) pelas faculdades com finalidades no mercado portuario.

As conclusões alcançadas:

Os programas de treinamento modulares permitem um grande grau de flexibilidade nos termos de programação.
Reconhecendo a existência de exigências de competência nas diferentes ligações que compoem a corrente de transporte, os sistemas de treinamento modulares são ferramentas importantes para reduzir custos e esforços ,aos trabalhadores que exigem habilidades similares mas empregados nas ligações que compoem a corrente de transporte.

Há um crescente dos armadores e operadores de terminais em estabelecer objetivos para programas de treinamento em portos nacionais que controlam em diferentes regiões.
Os sistemas de treinamento modulares permitem uma daptação rápida conforme programas de treinamento ao desejo dos clientes que operam no campo do transporte e da logística internacional.

Os sistemas de treinamento modulares permitem que os centros de treinamento ofereçam os programas flexíveis baseados nas necessidades.
Tais programas devem ser projetados na consulta com o cliente e incluir os padrões estabelecidos pelas autoridades do porto onde o programa de treinamento sera executado.
O ambiente cultural onde os programas de treinamento serão enpregados é um fator de suma importante a ser considerado.

Quando projetado um programa, os centros de formação devem observar com cuidado o ambiente cultural dos grupos alvo.
Os sistemas de treinamento modulares são inseridos para cumprir com padrões de treinamento.
Entretanto, a execução dos padrões baseados em exigências da competência e suportados por procedimentos reconhecidos para a certificação poderia ser realizada somente se tais padrões são reconhecidos em acordos internacionais, regionais ou nacionais.

Estes acordos devem refletir as opiniões dos parceiros sociais e fornecer a orientação para sua execução e o uso dos recursos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário