3 de dez. de 2009

Investir para crescer III

As demandas para uma produtividade mais elevada em ambientes portuários
partem dos melhoramentos dos equipamentos utilizados.
Estes melhoramentos abrangem a substituição de sistemas de controle e de movimentações, na adição de sistemas diagnósticos ampliados, de instalação de sistemas de sensores para controlar o fluxo de produto, de integração dos guindastes para movimentação e o sistema completo de segurança, e do guindaste-operador de alta produtividade.
Uma visão geral dos fatores disponíveis aos empreendedores e aos
operadores portuários na formulação das suas estratégias.
Os fatores visam o fornecimento de um retorno positivo dos investimentos realizados.
A logística de controlar as operações dos terminais e de novos métodos visam facilitar a integração e a conectividade entre as várias tarefas existentes para a operação.
Com investimentos em obras estruturais no berço de atracação e nos
armazéns que receberam amplas reformas, climatização , segurança e higienização.

Terminal de açucar ensacado

Interligação através das esteiras rolantes (transportadoras) e equipamentos de carregamento de navios (shiploaderes) e de Balanças-contadoras para pesagem dos sacos em movimento, carregadores de navios telescópicos para sacos e granel,descarregadores semi-automáticos de vagões e caminhões (DVC’s), despaletizadoras semi-automáticas de sacos, paletizadoras automáticas de sacos , sistemas de correias transportadores para recepção e sistemas paralelos de transportadores para expedição, do lado externo do armazém.

Terminal de açúcar a granel

Silo dotado de sistemas de checagem automática de peso na entrada e saída do açúcar, bem como de áreas para recepção de caminhões e vagões.
Plataformas tombadoras, dotadas de balanças e transportadores de correia ,
elevadores, balança de fluxos e sistemas de captação de pó,interligação do silo de armazenagem até os transportadores do cais para alimentação dos carregadores de navio e adequação do sistema de automação.
Os benefícios com os investimentos são os ganhos de eficiência operacional .
Na operação de açúcar no modo convencional, era efetuada com 30 trabalhadores portuários, dentro e fora dos navios, processo que gerava elevados custos, lentidão e desperdício de produto com avarias.
A mecanização dessa movimentação, com carregadores automáticos de navios (shiploader), aumentou substancialmente a produtividade, através de
uma maior velocidade e com 17 trabalhadores portuários na execução
dos embarques de açúcar realizados.
Maior velocidade de carregamento, maior higiene no manuseio , menor tempo de espera dos navios na barra, redução das avarias, redução dos custos portuários e da poluição ,com o fim de uso de caminhões com idade superior a 30 anos no vira do armazem para o costado
e do preço do frete marítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário