23 de ago. de 2011

O Coração do Estivador

O Hospital dos Estivadores de Santos , começou por volta de 1934,quando o sindicato dos Estivadores sentia de perto o drama da tuberculose atingindo os operários da categoria.
Como a entidade já possuía um terreno em Campos de Jordão , a primeira semente seria a construção de um sanatório, que acabou não vingando.Mas os Estivadores não deixaram passar em branco uma segunda oportunidade para atender ao anseio da classe.

E ,em 1937 ,Alzira Vargas, filha do presidente Getulio Vargas , esteve em Santos para presidir o lançamento da pedra fundamental do HES, no grande terreno na avenida Conselheiro Nebias com rua João Guerra. O terreno já pertencia aos Estivadores, que o adquiriram em 1936 , através de sua caixa de Acidentes e do Centro dos Estivadores de Santos .
Com a extinção das caixas de acidentes em todo o pais , o terreno passou para o patrimônio da União , tendo sido devolvido ao sindicato , por doação do presidente Juscelino Kubitschek.O hospital foi construído inteiramente com contribuições dos Estivadores sindicalizados . Não houve subvenções federais, estaduais ou municipais.

Em 1962 , o sistema de contribuição consistia na participação de cada um com uma parcela do salário. Mas tarde foi estabelecido um desconto fixo de três por cento.
A construção do hospital foi iniciada em 1964 e concluída em 1970.

O projeto arquitetônico do HES é de autoria do engenheiro Wilson Silva.
Estava erguido o prédio ,com seus 10 pavimentos.
Enquanto se procedia a instalação de equipamento e mobiliário,para ali foi transferido o grande ambulatório medico que funcionava na sede central do sindicato , atendendo somente associados e dependentes .
No térreo
Posto de urgência,plantão permanente de clinica geral ,cirurgia geral,pediatria ,medico interno, acidente do trabalho e ambulatórios, alem do serviços de internação ,transportes,portaria,segurança,PABX,manutenção,lavanderia, ponto e vestiários.
2 andar
Traumatologia,ortopedia,neurologia,atendimento e consultas de urgência , enfermagem 45 leitos,sala de gesso e de neurologia,banco de sangue ,fisioterapia ,gasoterapia ,laboratório,farmácia,raio x, sala de curativos,eletroencefalograma,refeitório ,serviço de arquivo medico estatístico-same, unidade de terapia intensiva –UTI ,plantão medico permanente.
Andar intermediário.
Centro cirúrgico,centro obstétrico,sala de recuperação,salas de parto, serviços administrativos ,diretoria clinica,serviço social,chefia de enfermagem.
3 andar Maternidade,berçário,lactario.
4 andar Pediatria-60 leitos ,sala de recuperação,centro de televisão.
5 andar Clinica cirúrgica feminina.
6 andar Clinica cirúrgica masculina.
7 andar Clinica medica feminina.
8 andar Unidade de terapia de queimados.
9 andar Isolamento – criança e adultos e clinica feminina e masculina.
10 andar Clinica medica masculina
O hospital possui 350 leitos e já teve 250 médicos e 680 funcionários.

Foi inaugurado em 05 de outubro de 1970.
Em outubro de 1975, finalmente ,o hospital dos Estivadores de Santos ,entrando em convenio com a previdência social , passou a receber doentes de todas as camadas e profissões , transformando-se em um importante centro de pesquisas cientificas de reconhecida capacidade técnica e merecida conceituação de utilidade publica.
A expansão do hospital dos Estivadores foi rápida ,aumentando a cada dia o numero de serviços especializados que hoje constituem o grande centro medico hospitalar da região.
Em 05 de agosto de 1978 o então Ministro Armando Pietro foi o primeiro paciente a utilizar –se do aparelho de raio X procedente da Alemanha , o mais moderno do pais na época, o diagnostico era feito através de uma televisão conjugada ao equipamento de radiografia e acoplado á radioscopia, uma radiografia do pulso direito .
Outra data marcante para o hospital foi 20 de setembro de 1978, quando o cirurgião plástico Ivo Pitangui ,vestiu o uniforme do hospital dos Estivadores e, de um de dos centros cirúrgicos ministrou aula sobre sua especialidade a um grupo de médicos , que assistiu através de um bem montado circuito fechado de televisão , a uma cirurgia de mama.

Mas o carinho que o estivador teve com a sociedade da baixada santista não foi  retribuído pelo governo .E teve a unidade deixou de funcionar em outubro de 2010, e ,desde 2004 infelizmente ja não atendia pacientes do SUS .Em 2008 ,devido a pendencias previdenciárias perdeu o Imóvel  .
Mas uma coisa resististe no coração do estivador o amor ao próximo 

Um comentário:

  1. legal essa tua ideia parabens,volta e meia eu faço uma visita/ oe simao faz favor passa as fotos do santos brasil, aq, é o 84 da turma , um abraço.

    ResponderExcluir