6 de abr. de 2012

Palestra contra acidente de trabalho

Palestra contra acidentes de trabalho - CODESP
Reginah Araújo ministra palestra motivacional para os fiscais da área portuária na CODESP

A Consultora Reginah Araújo participa de projeto piloto para a diminuição de Acidentes no Porto.
Cerca de 300 profissionais portuários participaram do treinamento ministrado pela consultora comportamental Reginah Araújo, visando ampliar a segurança do trabalho nas operações portuárias, especificamente na movimentação de contêineres e açúcar em sacos e granel. A iniciativa, inédita entre os portos nacionais, envolve a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Secretaria Especial de Portos (SEP), Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) e operadores portuários. O curso terminou dia 7, no Centro de Treinamento da administradora portuária.
A palestrante e consultora Reginah Araújo foi a responsável em ministrar um treinamento para os operadores e fiscalizadores portuários, almejando pela conscientização de todos, a fim de diminuir o número de acidentes no Porto. “Procuro inovar, com técnicas de psicodrama e programação neurolinguística, para que esses trabalhadores se coloquem no lugar daqueles que sofrem os acidentes, fazendo uma inversão de papéis. Só assim, quando a pessoa se põe no lugar do outro, ela é capaz de sentir as mesmas sensações, e podem tomar consciência de como um acidente de trabalho pode prejudicar a vida do ser humano. No final do treinamento, todos saem mais motivados para fiscalizar com mais eficácia o trabalho dos operadores portuários”, afirma Reginah.
Segundo Jorge Pimentel, assessor especial da Secretaria Especial de Portos (SEP), este é um projeto-piloto desenhado diretamente pelo próprio Ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, para uniformizar procedimentos na movimentação de mercadoria e outros trabalhos de rotina, que foi uma necessidade verificada com o aumento dos índices de acidentes com trabalhadores portuários no primeiro semestre de 2007. "O processo educacional faz parte de uma política pública da SEP no sentido de mudar o comportamento do trabalhador, visando conscientizá-lo a respeito da própria segurança”, diz Pimentel.
De acordo com o diretor de Fiscalização de Operações da CODESP, Osvaldo Freitas Vale Barbosa, o trabalho da Reginah Araújo tem sido de suma importância. “Achei o treinamento bastante positivo, com muita inovação. É disso que precisamos para conscientizar toda essa classe portuária. Nossa parte é integrar e aperfeiçoar junto à fiscalização, pois queremos implantar um Programa de Risco Zero, não podemos mais aceitar acidentes no Porto”, diz o diretor.
Direcionado aos técnicos da Superintendência de Fiscalização de Operações (DSF) da Codesp, Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA´s) e representantes das empresas que atuam no porto, o projeto-piloto está acontecendo no Porto de Santos, mas os presidentes de outras companhias docas do país já estão desenvolvendo trabalho similar em conjunto com a SEP. "O primeiro passo é o treinamento nos setores de contêiner e açúcar, mas também se encontra em processo de aprovação pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) os procedimentos para os granéis líquidos", conclui Pimentel.
Todo curso e valido, mas de fato o trabalhador portuário avulso foi bem representado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário