O objetivo geral do projeto é resgatar, na perspectiva de registro histórico, as representações dos trabalhadores da estiva do Porto de Santos a respeito do seu trabalho e as possíveis interfaces com o processo de saúde/doença, priorizando o momento de transição por que estão passando no que se refere à lei de modernização dos portos. Relatório do Procedimentos o projeto teve seu início rudimentar em junho de 1997, quando da nossa primeira visita ao cais de Santos.
Em agosto deste mesmo ano, foi apresentado um esboço inicial do projeto ao Sindicato dos Estivadores de
Santos. A pesquisa de campo foi realizada entre o período de setembro de 1997 e dezembro de 1998, apenas nos periodos de movimento do Porto, e o texto do Relatório Final do Projeto foi redigido entre janeiro e novembro de 1999, embora sua finalização tenha ocorrido somente em outubro de 2000.
Três procedímentos básicos foram utilizados por nós durante este projeto de pesquisa. Um deles foi a pesquisa bibliográfica sobre o campo teórico da metodologia de pesquisa e sobre os estivadores, esta última como forma de conhecer a realidade mais ampla dos sujeitos estudados através do que já se tem escrito sobre o assunto ( livros técnicos, livros históricos, artigos de jornal e revista, documentos sobre o Porto de Santos e sobre a estiva). O segundo refere-se à metodologia da participação observante, isto é, a ummovimento empático de participação no ambiente de trabalho que me levasse á compreensão do objeto de estudo e a um mergulho no universo dos sujeitos pesquisados. Como terceiro, e que nos ajudou sobremaneira, foi a realização de diversos encontros com os colegas do projeto, para que os procedimentos da pesquisa fossem avaliados e re-avaliados a cada nova descoberta surgida.
Houve uma intensa convivência no cais, não só com os estivadores, como com outros atores sociais que compõem o universo das representações destes trabalhadores. Foram feitas - encaixadas dentre as demais
atividades sob nossa responsabilidade na Fundacentro - mais de 60 viagens a Santos, cidade onde se localiza o Porto, e jornadas diárias no cais, quando efetivamente tivemos a chance de conhecer o grupo-objeto do nosso estudo e o seu 'habitat', ambiente em que estão não só nos momentos de trabalho como nos momentos de não-trabalho. Houve,durante os meses de pesquisa, uma interação grande com o Sindicato dos Estivadores de Santos, de quem tivemos grande dependência, visto que não foi possível realizar esta pesquisa sem a anuência e colaboração deste.
Durante as estadias no cais e as visitas aos navios, foram mantidas regularmente conversas informais com os estivadores e outros personagens que ocupavam aquele espaço. Temos em nosso caderno registro de conversas com quase 100 trabalhadores das mais diversasocupações, sendo a maioria estivadores.
Foram também realizadas 18 entrevistas formais roteirizadas, com duração de cerca de duas horas e meia cada uma, com estivadores que aceitaram fazê-lo. É preciso que se confesse que a dificuldade de se obter a anuência dos estivadores para tais entrevistas foi enorme e nos desestimulou, por diversas vezes, a prosseguir com a pesquisa. As entrevistas concedidas foram gravadas,sempre com a aceitação dos estivadores, e geraram um riquissimo material para apreciação posterior, uma vez que contêm o material "in natura" deixado pelo trabalhador.
As etapas que foram cumpridas durante a realização do projeto, foram as seguintes:
• Levantamento bibliográfico sobre o tema enfocado, de modo a oferecer suporte teórico para o projeto de pesquisa.
• Observações locais do trabalho realizado pelos estivadores, para apreensão e compreensão do contexto que seria trazido pelos mesmosem outras fases da pesquisa, e como forma facilitadora de abordagem da categoria estudada.
• Acompanhamento da trajetória dos estivadores nas diferentes etapas de trabalho, desde a tomada do serviço até a finalização do mesmo.
• Realização de entrevistas abertas, utilizando roteiro prévio, com uma amostra pré-estabelecida de estivadores ( 18 estivadores I, de forma a conseguir a reunião de um universo diferenciado de experiências de trabalho.
• Elaboração de Relatório Final do Projeto.
• Apresentação dos resultados do projeto de pesquisa às instituições participantes e em eventos nacionais pertinentes.
Projeto de pesquisa intitulado "Representações de trabalho:
um estudo dos estivadores de Santos", integrante do PROPOMAR - Programa Nacional de Pesquisa sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores Portuários e Marítimos. Projeto realizado pela Fundacentro no período de junho de 1997 a novembro de 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário