24 de set. de 2015

Estivadores a Caminho de Liverpool



Estivadores de todo o mundo se reunirão em Liverpool neste sábado, para marcar o 20º aniversário de um dos conflitos trabalhistas mais amargo e de mais longa duração da história inglesa.E o marco da mudança da postura sindical nos portos .

Na terça-feira 26 setembro de 1995, uma história 'Estivadores em litígio pelo direito de trabalhar'. Mas poucas pessoas poderiam ter previsto quanto tempo.

Inicia se com a paralisação do trabalho em três navios no cais de Liverpool .
Uma batalha que iria durar 850 dias - 28 meses - e ver
estivadores, homens e mulheres, jogadores de futebol, músicos e comediantes mostrando sua solidariedade, aqui e em toda a Europa, América, África, Brasil,Japão, Índia e Austrália.,

A disputa foi provocada por outra disputa - envolvendo companhia
portuarias de Bootle Torside, onde 80 estivadores haviam sido demitido.

Em 27 de setembro,
Estivadores exibindo uma bandeira Save The 80, distribuíram panfletos aos trabalhadores como eles chegaram ao terminal de conteineres Seaforth e, em 29 de Setembro, 329 estivadores da Mersey Docks and Harbour Company (MDHC) tinham sido demitidos por se recusarem a furar a paralisação.

Para muitos os estivadores cairam em uma armadilha cuidadosamente preparada, e Tony diz: "Eu certamente acho que foi planejado. Ao longo dos anos as pessoas me perguntam 'Por que você não apenas cruzou os braços?' - Mas você simplesmente não fez isso ".

Terry Teague,: "No início, nós nos sentimos totalmente isolado. Mas o que saiu desse isolamento inicial é o que vamos fazer neste sábado - realização de uma Conferência de Solidariedade no Adelphi Hotel, que terá a participação de mais de 80 delegados internacionais de França, Espanha, Itália, Dinamarca, Suécia, Canadá, América , Austrália e Nova Zelândia.

"Há muitas coisas boas  que sairam desta disputa - inclusive um movimento internacional de 90.000 membros, e A Casa, em si. E tudo isso cresceu a partir desse isolamento, quando pensávamos que não tinha nenhum apoio ".
Nste 20º aniversário não é uma celebração de estivadors que foram demitidos. É a  comemoração do que foi uma disputa histórica sindical - e o monte de coisas boas que vinheram. Embora fomos derrotados, nós fomos capazes de nos reinventar.
"Eu quero enfatizar neste fim de semana é agradecer e pagar nossos respeitos aos homens e mulheres que nos apoiaram durante dois anos e meio.

"Todos os sindicalistas serão bem-vindos na  conferência, que começa às 10h e será dirigida pelo secretário-geral da Unite Len McCluskey."

"Na última década, desde Peel Ports Grupo assumiu a propriedade do
porto de Liverpool, firmamos uma série de acordos coletivos .

"Temos sido capazes de progredir graças ao apoio contínuo das partes envolvidas. Isto inclui o desenvolvimento de £ 300m Liverpool2 e outros investimentos transformacionais, a implementação de planos de
treinamento e desenvolvimento ea introdução de sistemas de aprendizagem.

O herói de Anfield Robbie Fowler um defensor do perfil dos estivadores de Liverpool demitidos - e foi multado por mostrar seu apoio durante uma partida.

Mas havia muitos outros, "Recebemos o apoio do
Robbie Fowler foi multado em £ 900 por UEFA março 1997 por usar em campo uma camisa  em apoia aos Estivadores de Liverpool . Foi um ato que deu aos Estivadores demitidos um enorme impulso. Steve McManaman também o fez, embora Fowler atraiu a atenção do UEFA depois de ter sido retratado de exibi-lo para o Kop, depois de marcar seu segundo gol na vitória por 3-0.
E
nviou cartas o Papa e Nelson Mandela, apoio de músicos e comediantes, incluindo Chumbawamba, Oasis, Mark aço e Lee Hurst, que é filho de um estivador de  Londres. "
O vocalista Nobacon despejou um balde de água gelada sobre o vice-primeiro-ministro John Prescott, dizendo: ". Isto é para os portuários de Liverpool"

Os estivadores foram os primeiros trabalhadores a perceber  o New Labour  e como ia ser o Novo Trabalhismo correndo dos sindicatos.
A frase "we'll never walk alone. Proud to be a docker"
 Nunca mais vais caminhar sozinho. Orgulho em ser estivador  uma referência ao lema da dura greve dos estivadores do porto de Liverpool nos anos 90.



ENQUANTO HOUVER UM ESTIVADOR OU UM TRABALHADOR PORTUÁRIO EM QUALQUER CONTINENTE, HAVERÁ SEMPRE A CHAMA ACESA DA SOLIDARIEDADE PARA A GARANTIA  DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.
OUSAR É LUTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário