3 de out. de 2015

Dockers Liverpool 2015

Os estivadores do Mundo se encontraram em  Liverpool para celebrar o 20º aniversário da greve de liverpool. 
Para salientar e fortalecer que a união nos portos e um fato que se  
deve a este fato para hoje ser uma realidade.

O evento foi marcado por reuniões  que discutiram os crescentes ataques por parte dos empregadores e dos armadores contra os estivadores, bem como os problemas sociais, tais como terceirização e excesso de capacidade que ameaçam a segurança de emprego e condições de trabalho dos trabalhadores. E as tensões criadas pelos políticos patrocinados  contra os direitos coletivos dos estivadores em todo o mundo .
As duas organizações do trabalho portuário participaram do evento .Gerando a oportunidade de desenvolver iniciativas conjuntas sobre temas como automação, amarração, e alertar o público Mundial sobre estes ataques as comunidades portuárias , com o objetivo de organizar ações coordenadas em defesa dos direitos dos estivadores.Espírito coletivo jamais será vencido

Comemoram os estivadores de Liverpool  muitas razões, para honrar uma das lutas mais heróicas da história do mundo portuário. 
A cidade  o cais, seu espírito e seu povo  eles incorporam a história comum de luta de classes, uma luta que vive hoje. Foi  e è  um marco nas relações laborais britânicas, porque os estivadores travaram uma batalha única. Eles foram demitidos e estavam lutando para serem reintegrados. Quando os sindicatos se esconderam atrás da legislação anti-sindical como uma razão para não agir, os estivadores de Liverpool responderam com a campanha mais impressionante que se possa imaginar.

A mobilização do povo de Liverpool, o apoio obtido de grupos e de organizações foi inspirador.
A criatividade das Mulheres dos Estivadores, a sua utilização de arte (aqueles "Dockers 'CK' t-shirt
a música, literatura e cinema tudo correu junto a um movimento de solidariedade mundial que viu a ação como dos estivadores do porto de São Francisco.
  Além de que imagem de força em ação de solidariedade notavelmente em 28 meses.
 Famílias perderam suas casas outras morreram na luta.


Os estivadores de Liverpool rejeitaram a Thatcher anti-democrática, anti- trabalhador e contra os direitos sócias das cidades portuárias  pois estavam dispostos a desafiar as leis anti-sindicais de Thatcher.
 Mesmo espírito necessário agora.Os estivadores foram, sem dúvida, à frente de seu tempo. Eles eram certamente muito à frente da liderança do movimento sindical da época.
  Para todo o poder ea riqueza da elite governante, eles nunca vão derrotar os ideais e espírito de comunidade dos trabalhadores portuarios.
 Os estivadores de Liverpool deviam desaparecer. Em vez disso, desafiadoramente e com dignidade CASA criou o e ajudou, literalmente, milhares de pessoas .
 A CASA mostra nas veias a  solidariedade corajosa  de 500 Estivadores.
Intervenção de António Mariano, Presidente do Sindicato de Estivadores.
Queridos irmãos e irmãs,
É sempre um prazer estar aqui em Liverpool, a capital de
Estivadores, a capital da Solidariedade Internacional.
Uma luta fantástica contra o capital ganancioso, pude testemunhar então a vossa incrível luta, mesmo com o sacrifício das vossas vidas pessoais. Ao vosso lado o apoio constante das vossas famílias para tornar a luta mais sólida e focada nos vossos objetivos de justiça social.
O exemplo de solidariedade – na sequência da vossa tradição de solidariedade internacional com trabalhadores de todo o mundo – frutificou e cimentou o caminho para o surgimento de uma organização global ativa das bases dos estivadores – IDC – Conselho Internacional de Estivadores –a atual luta contínua contra a austeridade, a precariedade e as condições miseráveis impostas aos trabalhadores pelas políticas neoliberais que alastram por todo o mundo.

Em Portugal, há alguns meses, um grupo de ativistas começou a construir uma organização gémea da CASA, inspirada nos seus objetivos, chamada SOLID, com o objetivo de promover iniciativas ativistas e de apoio legal nos campos das questões laborais, sociais e culturais, iniciativa que conta também com a participação ativa de estivadores portugueses.
Vocês são um exemplo verdadeiramente frutífero e inspirador para o Mundo!
Em nome dos estivadores portugueses, quero expressar a nossa sincera gratidão aos 500 Estivadores de Liverpool, às incríveis “Women on the Waterfront” e a todas as suas fantásticas famílias, por darem estes magníficos exemplos de Solidariedade ao Mundo.
Nós Nunca Caminharemos Sós!
Não poderia esquecer de salientar a presença dos estivadores do porto de Santos .
Ser Estivador ja e uma conquista diaria tão apaixonante quanto o amor de um filho , estar aqui e participar deste evento e um marco não so para os estivadores brasileiros  mas tambem para todos os que no dia de hoje estão na lingada nos seus portos  .

Sozinhos nada poderemos , A UNIÂO FAZ A FORÇA.

Um comentário:

  1. http://felixstowedocker.blogspot.co.uk/2015/09/what-was-1995-1998-liverpool-docks.html

    ResponderExcluir