14 de fev. de 2017

O Carnaval Portuario


Governo  federal vai retomar obras de alinhamento do Outeirinhos

As obras de alinhamento do cais de Outeirinhos poderão ser retomadas a partir de 8 de março, após  o fim a temporada de cruzeiros do Porto de Santos.

A informação é do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o empreendimento, é o maior investimento portuário do Programa de Aceleração do Crescimento voltado à Copa 2014 PAC-Copa, prevê o alinhamento do cais para  possível a atracação simultânea de seis navios de cruzeiro no local. Hoje, podem atracar apenas três e a retroárea será ampliada de 20 a mais de 30 metros de comprimento.

Os trabalhos da primeira fase da obra foram realizados ao custo de R$ 267,2 milhões, foi concluída no primeiro semestre de 2016, após quatro anos de trabalhos, com a entrega de 779 metros do costado entre o Cais da Marinha e o T-Grão.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) pretende iniciar o processo de arrendamento de, pelo menos, duas áreas do Porto de Santos ainda neste ano. Um para  à movimentação de granéis líquidos, na Ilha Barnabé, na Margem Esquerda e o outro será para a implantação de um terminal de fertilizantes no Paquetá, na Margem Direita (Santos).

Os dois projetos foram confirmados pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella,o titular do MTPAC informou que tratam-se de áreas cujos contratos de arrendamento originais já venceram – suas operações são mantidas com base em contratos de transição, válidos temporariamente, até a realização de novas concessões

De acordo com o assessor especial do MTPAC, que também é presidente do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Luiz Fernando Garcia, o terminal de líquidos da Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos, necessita apenas de uma atualização em seus projetos para ser licitado. “. No local, era prevista a movimentação de 690 mil toneladas anuais de derivados de petróleo, produtos químicos, etanol e óleos vegetais. 

O segundo e uma área para a movimentação de fertilizantes ,granéis sólidos de origem mineral, são instalações que ficam próximas ao armazém 12A, na região de Outeirinhos, para movimentação de 3,3 milhões de toneladas anuais de fertilizantes.

E o arrendamento vem com falha ambiental, social e trabalhista .E depois vem os remendos .

A multinacional Archer Daniels Midland (ADM) garante para este ano a conclusão de obras que reduzirão em 80% a emissão de partículas suspensas  no ar nas operações da Ponta da Praia, em Santos. Pressionada pelas autoridades e moradores do bairro  da ponta da praia pela poeira e mal cheiro  , a empresa destinou R$ 280 milhões para inclusão da sustentabilidade em sua operação.

Um novo armazém,  dois shiploader, moega supressora de pó, correias blindadas e portas automáticas.  
Gerou uma violenta disputa trabalhista este sim um grave atraso burocrático por não haver clausulas nos contratos de arrendamento ao respeito e aplicação da convenção 137 e resolução 145  da OIT e na lei 12815/2013  artigo 40 . A vinculação sem respeito profissional aos  trabalhadores portuários  e sem normas de crescimento profissional , afeta tragicamente a forma avulsa de prestar serviço no porto organizado .Contrariando as normas internacionais  portuárias . 

Um dos reflexos do  desrespeito  ao marco legal portuário a criação de mão de obra própria .

Partir do fim de março ,146 trabalhadores demitidos da Libra Terminais, em 2016, serão recontratados. Os portuários serão readmitidos por conta dos novos contratos adquiridos  ,a primeira leva de recontratações contara com 83 portuários , os outros 63 devem retornar em maio. 

 A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport), Francisco José Nogueira da Silva,  o retorno dos trabalhadores é resultado de um acordo firmado no ano passado com a Libra Terminais. 

Em 2016, por conta da crise financeira e do fim de contratos de linhas de navegação, o terminal demitiu cerca de 300 trabalhadores de vários setores, principalmente da área operacional. Na tentativa de reverter a situação, o Settaport fez um acordo com a instalação portuária

Os trabalhadores recontratados são, principalmente, da área operacional.

E uma nova guarita se ergueu junto a travessia da Fabiana , mas num leve olhar o trabalhador Portuário escalado e empregado se identifica ao segurança patrimonial para este passar seu crachá para o trabalhador poder passar ,ficou uma duvida .
Qual ,artigo, clausula ou item do ISPS Code diz que o trabalhador que possui cartão mifare tem que dar sua pule ao segurança patrimonial para depois acessar ao cais .

Fonte Atribuna


Acima fatos ou opiniões .

O que torna o ambiente portuário tão hostil e a respeitosa e aplicativa menção do marco legal ou tudo começa na concentração  e na formação das alas  antes da contagem da catraca .

Uma coisa e certa , que falta de respeito com a harmonia portuária, não está no chinelo .Pulemos para a evolução cadê os cursos de shiplouders nos últimos anos ou o investimento caiu do céu como uma crônica do carnavalesco sendo  destilado na comissão de frente  ou mesmo no brincante que empaca na avenida

E olha que está chegando o dia e a hora de entrar na avenida .E depois não me venha ao jornal chorar lagrimas de sororoca  e reclamar da liga devido o sono dos jurados .
E com certeza os vizinhos vão botar a boca no trombone e rachar o surdo .Isso sim há única certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário