29 de jun. de 2017

O Respeito aos Estivadores Espanhóis


                        A luta social dos estivadores espanhóis garante 100% da manutenção de seus direitos.
                               Nenhum Passo Atrás.

A Reunião realizada em Madri na Anesco entre empregadores e estivadores sela acordo entre as partes  , a anesco assume a garantia da manutenção dos atuais direitos dos trabalhadores de estiva  e os sindicatos assumem a ratificação dos compromissos assumidos em 29 de março .Ambas as partes concordam em abrir negociações sobre o acordo quadro V, com o objetivo de melhorar as condições dos portos , cujo o calendário começara na próxima semana e devera ser concluída em setembro .Enquanto isso , os trabalhadores tem oferecido a garantia da paz social em todas as empresas associadas a anesco , que tem mostrado , assim como os estivadores , estar  comprometida com uma negociação real  e eficaz  que da estabilidade as docas e a beira do cais .


  A resposta positiva dos empresários e gestores portuários se deu pela unidade não só dos estivadores como dos moradores das cidades portuárias  que em uma mostra de boa fe cancelaram os cinco dias de paralisação social e cruzada de braços  que estavam marcadas para os dias 30 de junho e 3,4,6 e 7 de julho.
E a Coordinator, UGT, CCOO, sindicatos CGT e CIG garantem  a estabilidade nos portos.

Tudo começou quando o Congresso dos Deputados aprovou em 18 de maio a reforma de estiva  com a insinuação que isto terminaria com a ação movida pelo tribunal europeu TJUE.
Entenda a sequencia dos fatos 
- 11 de dezembro de 2014.- O Tribunal da UE obriga a Espanha para alterar a legislação.

- 13 de julho de 2016.- A CE leva Espanha ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, e solicitou uma pena de 134.000 euros para cada dia de atraso na execução da sentença.

- 8 de fevereiro de 2017.- Os sindicatos chamam três paralisações parciais nas empresas de estiva para protestar contra a reforma que privelegia os empresarios a custa se  cortes de salários e de demissões coletivas.

- 24 de fevereiro 2017.- O Conselho de Ministros aprovou o Decreto Real sobre a reforma do setor, que terá de ser aprovado pelo Congresso.

- 16 de março de 2017.- O Congresso revoga o Decreto Real de reformar os estivadores regime de trabalho com 175 votos contra, 142 a favor e 33 abstenções. Antes do resultado da votação, sindicatos cancelar os dias de greve planejadas.

- 12 de maio de 2017.- O Conselho de Governo de Ministros aprova uma nova lei decreto real de reformar a estiva setor e atender às mudanças da UE a partir do texto anterior.

- 14 maio 2017.- entra em vigor nova legislação de estiva.

- 18 de maio de 2017.- O Congresso aprovou a reforma decreto estiva lei real com 174 votos a favor (PP, CS, PNV, Foro Astúrias e UPN), 165 contra e 8 abstenções PDeCAT.

- 23 de maio 2017.- sindicatos e empregadores Anesco chegar a um acordo provisório que inclui a garantia de emprego  para estivadores com  melhora da produtividade do porto.

- 24 de maio de 2017.- O governo de emergência  tenta organizar  por meio do decreto real para desenvolver o decreto real-lei  de  reforma  da estiva.

- mês de Junho.- A falta de acordo entre estivadores e empregadores leva a inúmeras paralisações e  portos espanhóis, ficam a ver navios, que atingiu o seu auge com um grande abraço coletivo   de 48 horas que começou em 14 de junho e  foi seguido por 100 % dos 6.500 estivadores espanhóis.

Em 29 de Junho os estivadores  e empregadores assinaram um acordo para acabar com o conflito anti social nos portos espanhóis .No entanto os estivadores mantiveram a paralisação social convocada pela IDC entra as 13-14 e 19-20 horas , com o objetivo de mostrar que o modelo para o trabalho nos portos  reivindicado pela União Europeia , idealizado  na politica de austeridade traz prejuízo as comunidades portuárias e deve ser rejeito pleo estivadores europeus .

Mais a luta continua ,exemplos recentes como a que ocorreu no dia 16 de março , quando o parlamento rejeitou o controverso decreto real de liberalização do trabalho portuário  , conseguindo com luta pela primeira vez desde 1979,  impor ao governo uma derrota . Então os lances do jogo de xadrez estão vivos .
http://postdigital.es/2017/06/29/victoria-de-los-estibadores-la-patronal-se-ve-forzada-por-las-perdidas-ocasionadas-por-la-huelga-a-mantener-el-100-de-los-empleos-y-negociar-un-convenio-colectivo-p32311/#sthash.N9gsFOKx.w0Wwxxe0.dpbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário