16 de jul. de 2017

Porto intermitente

O dossier do trabalho portuário tem sido  nesta  década  uma grande agenda empresarial no somente no brasil como na Bélgica e na Espanha ,diferente do brasil  na europa , existe uma grande arma utilizada na campanha empresarial que e o comite da Comissão Europeia e seus procedimentos de notificação tópica.

A Comissão Europeia considera o atual sistema de trabalho portuário  contrário de alguns princípios básicos da União Europeia, os gestores ,defensores e especialistas da austeridade publica com o bolso dos trabalhadores e contra totalmente ao  diálogo social entre sindicatos e empregadores nos portos. 

Não é esse o caso, como a Bélgica e na Espanha risco correndo contra um acórdão do Tribunal de Justiça Europeu e é todo o sistema a ser comprometida.

Mas voltemos ao Brasil que vive um monte conturbado de total frenesi as leis de mercado onde todos os direitos podem ser cassados menos o do mercado .
Como o trabalho sem regra sem acordo sem respeito e como transformar um pais numa rua onde o trabalhador e o flanelinha e cada carro que ali estaciona e uma empresa diferente e recompensa o serviço do modo que melhor lhe agrada.Internamente , os empresários portuários estão novamente pedindo um trabalhador portuário flexível para melhor competir com os portos , mas nenhum empresario pedi um gestor flexível .
Outro elemento na discussão do trabalho portuário e a questão do trabalho logístico dentro da areá do porto o chamado estivador logisitico presente nos porto europeus foi criado para não se terceirizar funções no porto ,algo que já ocorre nos portos brasileiros com cooperativas no caso dos automóveis de de empreiteiras de limpeza de costado e funis ou mesmo da contratação de mão de obra sem inscrição nos Ogmos. 

Mas o que se pretende se por em pratica no cais com a campanha de aniquilação do trabalhador portuário avulso capitaneada pelos empresários e posto em pratica por suas federações.
O sonho que inicia com a vinculação  determinada para o ambiente portuário de precarização branca pois trás garantia mensal ,mais atrelada a uma redução de 35 % do ganho real e perda de direitos como o recolhimento para aposentadoria de 10 salarios minimos .
mas qual novo prisma ja se estuda olhando o  costado das salas aclimatizadas.
A coisa funciona assim, um empregador, que pode ser do ramo da produção , de bens de serviço ou um arrendatário de área portuário ou mesmo um terminal privativo contrata um empregado por zero hora , sem valor de hora especifica e sem vinculo empregatício .O empregador por sua vez , fica vinculado aquele contratante , de modo exclusivo.pois bem este trabalhador ou trabalhadora e chamado  , em geral pelo telefone celular sempre que  o contratante necessita de seus préstimos . Assim se por  exemplo , sou operador e so chamado por uma empresa para trabalhar em uma determinada maquina , por 4 horas , vou la trabalho as 4 horas , recebo minhas  horas e aguardo a empresa me  chamar novamente .Ela me chama por 8 horas , vou la, faço as 8 horas , recebo por estas 8 horas e vou embora  e aguardo a empresa me chamar e assim por diante .Se a empresa não quiser meus serviços simplesmente não me chamara mais ou melhor meu telefone celular não tocara . Pronto, termina a relação contratual :sem despedidas, sem indenizações, nem mesmo um obrigado ou um ate logo, que havia  perdido o posto.

Ficando nítido um procedimento de retorno ao modelo  uma nova roupagem de escravidão do seculo 21.  No contrato zero hora , o trabalhador fica a disposição 24 horas por dia .O valor a ser pago ode ser fixado de acordo com o horário que sera trabalhado ou com serviço for feito. 
Mas o que vem a ser intermitente , é um adjetivo de dois gêneros proveniente do latim intermitente. 
Dizer que algo e intermitente  significa dizer  que essa coisa cessa e recomeça por intervalos , que se manisfesta  com intermitências , que não e continua , que tem interrupções  .No âmbito da medicina , uma febre intermitente, e uma febre que vai e vem , conde temperaturas altas são intercaladas com temperaturas normais .
A expressão pulso intermitente designa uma pulsação que apresenta intervalos irregulares . 
Ficando obscura uma febre bubônica em nome do lucro para ser paga com parte do suor do soldo do trabalhador das cidades portuárias dentro da utopia brasileira do porto organizado e desorganizado , mas também na grande teoria  da austeridade européia que beneficia o mercado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário