23 de ago. de 2017

Graneleiro em chamas

O navio a  granel CHESHIRE às 1600 UTC 20 de agosto estava à deriva na vizinhança 25 58N 019 14W, com SAR e puxões de salvamento RED SEA FOS, MIGUEL DE SERVANTES e VB HISPANIA nas proximidades. A boa notícia é que esta bomba passa pela direção sudoeste das Ilhas Canárias, com já cerca de 135 nm entre CHESHIRE e a mais próxima Ilha de Hierro. O último relatório que podemos encontrar  do navio britânico de carga a granel The Cheshire, foi de 0200 UTC no sábado 19 de agosto, que localiza o navio atingido à deriva na vizinhança 26 10N 01758W, cerca de 95 milhas náuticas ao sul da Ilha de El Hierro, o mais ocidental No arquipélago das Ilhas Canárias.
Um puxão de salvamento, o Fos do Mar Vermelho contratado pelos especialistas em salvamento e resgate de emergência do oceano Resolve Marine, está acompanhando a embarcação a uma distância não especificada, auxiliada pelo lance espanhol de busca e salvamento (SAR) do Miguel De Servantes, foram enviados mais dois rebocadores Para ajudar, nomeadamente o navio de abastecimento offshore VB Hispania e o empurrador portuário marroquino Jacques 2.
A equipe de Salvamento ainda não embarcou no navio queimado no intervalo do sábado, e com toda probabilidade, não poderá embarcar no navio em breve.
A reação química impulsionou o fogo é absolutamente fora de controle e cresce, de acordo com vários relatórios, e parece que nada pode ser feito, mesmo para tentar controlá-lo, por causa das fumaças tóxicas que se espalham da carga e por causa da Perigo distinto de uma possível grande explosão, considerando o caráter da carga, nitrato de amônio e sua grande quantidade.

Em 20 de agosto, vários meios de comunicação espanhóis publicaram explicações e declarações oficiais sobre a situação CHESHIRE. Em face disso,  a situação está um pouco sob controle.
"CHESHIRE, na verdade, é uma bomba flutuante, carregada com mais de 42 mil toneladas de explosivos. Risco de explosão, muito provável ", diz o site de rastreamento marítimo Fleetmon.com, que continua dizendo que este" é o principal motivo pelo qual os salvadores não conseguem nem derramar água ou espuma no graneleiro "até" usando canhões de água, De uma distância considerada,  segura ".

Não nesta situação. Como um dos especialistas implantados em operação disse: "nós não enfrentamos nada assim antes".Nenhuma distância segura acordada para passar o navio foi designada ainda, e nenhuma área restrita definida em torno da Cheshire ardente, mas os navios estão sendo avisados ​​sobre o risco de uma grande explosão e aconselhados a  se distanciar .
O AIS de CHESHIRE está fora desde 15 de agosto, coisa bastante incomum, considerando o fato de que não há fogo real ou visível, parece uma reação química que acompanha alta temperatura. Mesmo que haja fogo, a superestrutura e a ponte não parecem afetadas. 
http://maritimebulletin.net/2017/08/19/uks-burning-bulk-carrier-is-a-gigantic-floating-bomb-near-canary-islands/

Nenhum comentário:

Postar um comentário