25 de ago de 2017

O Conteiner ainda Boia

O Incrível Caso dos conteineres que  boiaram não e novidade na historia do porto de santos já tem episodio com  37 anos.
Você  acreditaria se contassem que conteiner com 18 Toneladas de carga, Caindo ao Mar, Não afundaria imediatamente .Como Não , mas Dois Desses Conteineres que despencaram do convés do Navio  maria da Penha No Mar,  durante  uma Tempestade , conseguiram Chegar a praia ,carregado de filmes Fotográficos procedente do México, e  Já era dada como perdida pela proprietária Kodak, em   setembro de 1980.
O Navio Maria da Penha atracou no 31  e Operou na descarga dos contentores. O fato do inicio ocorreu na  noite de quinta-feira, em CONSEQÜÊNCIA da Agitação do Mar na entrada da Baía de Santos, caíram Dois conteineres carregados com 36 Toneladas de Filmes, avaliadas em Cr $ 1,369,923.77.
O Maria da Penha havia fundeado Às 11:40 de quinta-feira na entrada da Baía de Santos, Dentro da área de Fundeio nº 7 (cerca de Duas Milhas e meia a Oeste como Ilha da Moela).
Ao anoitecer, o mar apresentava-se com vagalhões, balançando bastante ,estava ancorada a favor  em CONSEQÜÊNCIA, de  Balanços em graus chegaram a 31 Graus de inclinação, esta oscilação mais forte fez com que os cabos de apeação se arrebentassem .
Isso ocorreu, as 20:50 de quinta-feira, os conteineres de numero 445,727 432,374 - empilhados na proa em posição Boreste - caíram ao Mar, arrebentando parte da amurada. 
O Fato foi  comunicado a Polícia Naval, que  alertou as demais Embarcações na área, pois havia a possibilidade de alguma Embarcação ser atingida pelos Conteineres. Em SEGUIDA, uma tripulação reforçou a peação dos demais conteineres que ameaçava desprender-se em consequencia das oscilações, e com o auxílio da Praticagem, ó Maria da Penha refugiou-se no Canal do Estuário, fundeando ao Largo .
E quebrando regras e ideias os conteineres conseguiram boiar até a Praia do Tombo, Guarujá e na  manhã seguinte os moradores não acreditavam no que viam .

O resgate , previsto para durar até  cinco dias, iniciados na manhã de sábado, foram concluídos na manhã de terça-feira com a Entrega de um conteiner em condições de reaproveitamento e outro com poucas peças aproveitáveis, ao depósito de Fernando Nunes Cunha, representante da Empresa americana CTIU, proprietária dos mesmos.
Houve necessidade de retirar cerca de 30 metros de areia cúbicos do interior do conteiner em Melhor estado, E em seguida foi  Feita escavação ao redor, com o Auxílio de Uma pá mecânica. O Serviço de escavação  foi por Três vezes ameaçado, com a Maré Alta de Até 1,30 metro, e chegou a ser necessário construir um pequeno dique de proteção, para , o terreno ser nivelado para permitir a retirada que ocorreu na  terça-feira num Caminhão-guindaste, que estivou numa carreta de 16 metros de comprimento.

 Fonte http://www.novomilenio.inf.br/santos/
imagem Novonilenio

Nenhum comentário:

Postar um comentário