Despejos do contêiner transportado pelo o navio YM Eficiência acaba em Port Stephens
A gigantesca tarefa de limpeza começou em Port Stephens quando os destroços de contêineres perdidos no mar no fim de semana começaram a surgir.
Na sexta-feira, em mares revoltos, 83 contêineres foram ao mar ,seus detritos cobrem a costa em vários locais, incluindo a praia de Jimmys em Port Stephens, Rocky Point perto de Anna Bay e Fingal Head.Tudo, desde embalagens de plástico, fraldas e papel higiênico até milhares de embalagens de alimentos e relógios estão na beira das praias.
Os moradores iniciaram seus próprios esforços de limpeza no fim de semana, mas a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) e a NSW Roads and Maritime Service (RMS), desde então, intervieram para liderar os esforços de recuperação.
A AMSA contratou empresas para recuperar os restos dos contêineres, seu conteúdo e limpar qualquer resíduo ,os custos de limpeza serão repassados ao armador.
O Conselho de Port Stephens agradeceu à comunidade por iniciar a limpeza das praias após o desastre ambiental.
"Queremos agradecer a todos os voluntários que limparam as nossas praias",
“Pedimos agora ao público que não se coloque em risco - fique longe de qualquer detrito de contêineres e, em vez disso, informe a NSW Maritime.
"Continuaremos a monitorar a situação e a limpar o lixo conforme necessário".
Os contêineres foram localizados no promontório de Yacaaba e perto de Shag Rock, na praia de Jimmys.
“Atualmente, existem 20 pessoas nas praias de Bennetts e Jimmys, onde a maioria dos detritos materiais está sendo catados, com a capacidade de aumentar esse número para 100 pessoas, dependendo de avistamentos aéreos em andamento”, “Várias caixas estão localizadas no ponto de acesso 4WD em Bennetts Beach e uma nova entrega de saltos foi feita para Jimmys Beach hoje cedo.
“Na Bennetts Beach - cinco caçambas de lixo já foram removidas, incluindo pára-choques de automóveis, cartuchos de impressora, tigelas de madeira, pirulitos, batatas fritas, biscoitos, bebidas embaladas e relógios analógicos de um conteiner.”
O Sr. Mitchell disse que, embora seja fantástico, a comunidade local tem se envolvido e se voluntariado para ajudar a remover os detritos , isso não é incentivado por razões ambientais e de segurança.
"Esse contínuo esforço de recuperação e poluição ambiental é nossa maior prioridade e continuaremos a fornecer atualizações para a comunidade", disse Mitchell.
Tim Meharg, presidente da Associação Comunitária Shoal Bay, disse que visitantes da Espanha, Tasmânia, Brisbane, Sydney e Newcastle se juntaram a voluntários locais na praia de Zenith para coletar potes de plástico, pacotes de comida, relógios e outros detritos.
O lixo foi colocado em sacos de plástico, levado para o estacionamento e empilhados perto de uma caixa do conselho para coleta.
“Nós não podíamos esperar por uma limpeza oficial, porque muitas dessas coisas poderiam acabar na boca do peixe confundida com comida."Quanto mais coletado antes, melhor."
O presidente da Associação de Parques Marinhos, Frank Future, ecoou este sentimento na segunda-feira.
Ele disse que a comunidade local não pode esperar que o armador do navio lide com a recuperação e remoção da carga perdida.
"Essas coisas levam uma quantidade enorme de tempo e até então pode ser meses, até anos", disse ele. "Será a comunidade que vai se mobilizar para limpá-lo."
O Sr. Future disse que a maioria dos detritos lavados em terra até agora era de plástico, o que representou dois grandes problemas para as hidrovias locais.
Esses plásticos representam um risco para a vida marinha, como a população local de tartarugas. As tartarugas geralmente confundem plástico com água-viva, uma fonte principal de alimento, e ingerem o poluente.
Os detritos também representam um risco para os velejadores .
"O plástico na água tornou-se um dos principais pesadelos para os barcos e não é bom para o meio ambiente", disse ele.
"Eu suspeito que durante a próxima semana a um mês, outros contêineres vão lavar em terra e quem sabe o que está neles."
“A comunidade já está aumentando, mas agora é hora de o governo e da armadora acelerarem a sua participação na limpeza.
“É inaceitável que grandes quantidades de plástico e outros bens perdidos tenham sido deixados para poluir nossos oceanos. Sabemos que o plástico é particularmente nocivo para a vida marinha, matando e ferindo aves marinhas, baleias, golfinhos e tartarugas. ”
Os contêineres representam um perigo significativo de navegação no mar.
https://www.theherald.com.au/story/5445324/more-than-80-shipping-containers-overboard-debris-washes-up/#slide=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário